Aplicativo pretende reduzir o número de queixas contra as operadoras

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lança, nesta sexta-feira (26), um aplicativo para celular e tablete para tentar melhorar a relação com o consumidor e reduzir o número de queixas contra as operadoras de telefonia.

Só em 2014, foram quase três milhões de reclamações recebidas pela Anatel. Este ano já chega a perto de 1,6 milhão.  O celular pós-pago está no topo da lista de queixas: foram 428 mil até maio. Em seguida, estão a telefonia fixa (413 mil), banda larga (256 mil), TV por assinatura (227 mil) e, por último, o celular pré-pago (214 mil).

Se o serviço está ruim, pelo menos ficou mais fácil reclamar. O novo aplicativo chega para facilitar a vida do consumidor insatisfeito. Ele já está disponível nas lojas virtuais dos aparelhos. Depois de baixar, dá para registrar a reclamação e acompanhar todo processo. Também tem informações sobre os direitos do consumidor, tudo em uma linguagem fácil de entender.

O aplicativo será disponibilizado para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows.