A Superintendência do Procon/MS confirma que realizará no início de fevereiro uma reunião com representantes nacionais da Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações)e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O motivo do encontro, que também terá o Ministério Público do Consumidor, será discutir a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras em Mato Grosso do Sul.

“Tenho muita dificuldade para fiscalizar e medir a qualidade desse tipo de serviço. Minha régua é a voz do consumidor quando queixa no Procon. O cliente não pode pagar e não receber um serviço de qualidade. Ele tem uma relação de consumo com a empresa e não tem nada a ver se existe alguma limitação técnica de cabeamento, em que a culpa é jogada para um órgão do governo”, lembra o superintendente do Procon/MS, Alexandre Resende.

Segundo Alexandre, as interrupções no fornecimento de telefonia ou Internet não podem ser vistas apenas como eventualidades. Para ele, dependendo da ocasião o cliente corre o risco de perder um negócio ou adquirir um dano material. Caso sofra algum prejuízo o consumidor deve o mais rápido possível procurar o Procon e registrar a reclamação, levando consigo o inventário de perdas com o evento.

Na última quarta-feira (28) o sinal de internet esteve prejudicado em vários pontos de Campo Grande para clientes da Oi, GVT e NET, que chegou a colocar uma gravação para atender os clientes, em que já informava providências do problema. No início do mês foi a vez da Oi justificar a irregularidade no sinal em Mato Grosso do Sul por problemas de cabeamento na região sul do País, devido a quedas de árvores.

“ Deveria por respeito haver um Plano B das Operadoras para que o serviço não ficasse prejudicado. Se não fosse possível entendo que deveriam oferecer um bônus ao cliente. As pessoas falariam muito sobre ter ganhado 5 reais de credito ou de ter recebido uma mensagem do tipo: a velocidade da sua internet vai ficar 50% mais rápida durante 48h. Desculpe o transtorno”, diz a fotógrafa, Célia Nazarko, dizendo uma solução compensatória para a irregularidade no serviço de Internet e Telefonia.

A Embratel por meio de sua Assessoria de Comunicação informa que chegou com setores técnicos da estatal que confirmaram a inexistência de problemas no fornecimento do sinal por parte da empresa. O setor diz que a falha no fornecimento do serviço nesta semana deve ter ocorrido devido a problemas pontuais das operadoras que atuam na região.