O proprietário de um restaurante no norte da China foi preso depois de servir ópio misturado ao macarrão, com o objetivo de viciar seus clientes e, com isso, fazer com que eles voltassem ao estabelecimento.

O homem, conhecido apenas como Zhang, admitiu ter comprado cerca de 2 kg de papoulas em agosto. Os brotos da planta contêm as sementes que produzem o suco transformado, mais tarde, no ópio.

À polícia, Zhang disse ter esmagado os botões da planta até virarem pó e misturado a droga em alguns itens do cardápio. O ingrediente secreto só foi descoberto depois que um dos clientes do restaurante, que alegou nunca ter usado drogas na vida, se submeteu a um exame durante uma blitz de rotina e o resultado deu positivo para o uso da substância.

Para provar sua inocência, o cliente convenceu sua família a comer no restaurante e, depois, fazer o mesmo teste. O exame deu positivo para o uso de ópio e a polícia foi acionada. Eles iniciaram uma investigação no estabelecimento de Zhang e conseguiram prender o homem.

De acordo com um agente do departamento de narcóticos, a ingestão contínua de alimentos contaminados com ópio pode ter causado nos clientes dependência da substância.