Casos de clientes que compraram carros caros e quase desistiram das ações por enrolação burocrática não são poucos em Campo Grande.

Para ingressar com um processo, o consumidor precisa levantar as provas do evento em que julgou ter sido lesado na compra de um produto ou serviço. No entanto, muitos clientes de Campo Grande mesmo tendo todos os indícios preferem não ingressar com um processo judicial ou apenas fazer isso depois de muito tempo que levou o prejuízo. O tempo de uma disputa nos tribunais e o investimento no processo bloqueiam a iniciativa, que ainda é assombrada pela impunidade no Brasil.

“Não acreditar é muito mais forte do que acreditar para o ser humano e isso cercia muita gente a buscar os seus direitos. Isso explica porque muita gente em vez de procurar a Justiça logo prefere ir para uma rede social e desabafar, um site especializado ou até a imprensa. Por se sentir pequeno diante de tanta impunidade e corrupção que é divulgada na mídia o cidadão transfere esse socorro a outros meios. O direito dá muitas brechas, o que ajuda a introjetar no consumidor sem informação que não adianta processar uma empresa”, explica a psicóloga, Grace Freitas.

Marcelo Ruópoli precisou quase enlouquecer para encarar os tribunais pelos seus direitos na compra de uma caminhonete F-250 em Mato Grosos do Sul. Apenas sete meses depois da aquisição de um veículo, que veio a apresentar diversos problemas, que o zootecnista procurou um advogado para processar a Ford. Segundo ele chegou a ouvir no pátio da concessionária da marca um funcionário receber do dono a resposta de que o cliente estava liberado para entrar na Justiça e que a empresa tinha bons advogados.

“Meu maior prazer hoje é contar que a Amarok que eu ando me foi dada pela Autorizada e pela Ford. Tenho um sentimento de Justiça quando explico para as pessoas que entrei com a ação e venci em várias instâncias: um sentimento impagável. O reflexo dessa briga vejo todos os dias. A caminhonete está até hoje estacionada lá em casa. Prefiro não usar porque não tem seguro, além de ser objeto da ação. Mesmo assim tenho despesas com ela de documentação”, conta o consumidor, que mesmo usando outro veículo precisa arcar com o IPVA e licenciamento da F-250 para não sujar seu nome.

No meio do caminho …

Jackson Gasparetto não teve a mesma sorte ainda. O técnico agrícola é obrigado a utilizar a pick-up Montana que alega ter diversos defeitos e luta em uma ação para ser ressarcido em danos morais e materiais. A concessionária, onde ele comprou o carro alega que o produto não apresenta problemas, identificados pelo cliente logo na primeira semana de uso.

“Não posso dar detalhes da ação por orientação da minha advogada. Segundo ela a veiculação na mídia do problema na relação de consumo poderia me prejudicar. Só falarei de forma mais específica ao final da ação. Fico revoltado porque tudo nesse país demora e fico apreensivo quanto a certeza de obter os meus direitos. Ando em um carro que tem vários problemas, mas a concessionária insiste em defender que não. Eu deveria ter adquirido um semi-novo”,  lamenta o cliente, atualmente chateado com a dificuldade para a valência dos direitos que alega ter.

Analisando, vendo … e o estresse do 0800

Confira o áudio do telefonema de um consumidor que tentou pela Central de Atendimento manifestar o seu pedido de conserto do veículo com problemas. O caso de Nasser foi veiculado no Midiamax e segue uma tendência do drama de vários clientes que enfrentam montadoras sem a Justiça. A Chrysler após três anos da insistência do dono da Dodge Journey e publicidade negativa da situação propôs um fim a briga pelo seu Departamento de Pós-Venda, que não teve aceitação dele.

O período é o mesmo da briga entre o dono de uma transportadora, Natalin Dal Moro, e a Mercedes Benz para a troca de um caminhão comprado por R$ 380 mil, que teria problema na média de gasto do combustível. Até o momento os dois consumidores ainda estudam com seus advogados entrar na Justiça.

*Vídeo divulgado publicamente no canal de vídeos do Youtube aberto pelo consumidor Nasser que tentou por diversas vezes a correção dos problemas mecânicos de sua Dodge Journey.