Os Procons de todo o Brasil devem ter em breve um sistema de registro das reclamações através da internet. O projeto piloto, que já deve ir ao ar em novembro, se inspira em sites particulares que fizeram sucesso mediando conflitos entre consumidores e empresas.

“Acredito que deverá ser uma revolução porque irá facilitar ainda mais o registro de reclamações e faz parte de uma Política de Estado, não é uma iniciativa regional isolada”, diz o superintendente do Procon-MS, Alexandre Resende.

De acordo com o órgão em MS, existe um monitoramento das queixas expostas nos sites especializados em problemas nas relações de consumo. A superintendência acompanha os ranqueamentos até para comparativos com o ranking regional da superintendência, divulgado em maior ênfase por mídia espontânea.

“Não vejo problemas na existência desses sites especializados, ou na difusão de uma denúncia nas Redes Sociais, como hoje é comum. É algo que faz parte da realidade e o PROCON/MS busca nestas fontes a orientação para fiscalizações e aplicações de multa em práticas reincidentes de abusos. Diferente desses sites que trabalham com a reputação da empresa, algo também muito importante, o órgão tem o poder de sanção. Podemos aplicar multas e até propor a interdição do estabelecimento”, relata Alexandre.