As empresas com maior número de reclamações no Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) vão ter os serviços suspensos temporariamente. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14), e duas empresas já devem ser penalizadas nos próximos dias.

“É uma mudança de estratégia nossa, visando um bem maior para os consumidores. Vamos parar de somente dar multas, e começar a suspender as empresas, fazendo uma publicidade negativa, um risco na imagem delas”, afirmou Alexandre Rezende, superintendente do Procon/MS, durante evento na sede da governadoria, em Campo Grande.

Rezende preferiu não revelar o nome das empresas, mas afirmou que elas estão entre as mais denunciadas pelos consumidores. No “top 10” de empresas reclamadas da Superintendência estão a Enersul, Americel (Claro), Casas Bahia, Magazine Luiza, Tim, Banco do Brasil, Banco BMG, Vivo, Caixa Econômica Federal e Santander.

“Estamos realizando todo o procedimento legal, e as empresas estão apresentando suas defesas, anunciaremos as suspensões em breve”, garantiu o superintendente.

As empresas que forem suspensas terão que apresentar um plano de melhoria do serviço para poder retornar normalmente as atividades.

Ainda segundo Rezende, a partir de agora o Procon/MS vai ser mais rigoroso com as empresas mais reclamadas, exigindo melhoras. Se não conseguir atender mais adequadamente os clientes, elas poderão passar por processo administrativo, tomarem multas e serem suspensas.

Dia do Consumidor

Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, que foi criado para proteger e lembrar sempre os direitos do consumidor, o Procon apresentou também as ações e projetos que serão realizados durante todo o ano de 2013.

O Procon assinou convênios com a Agência Nacional do Petróleo e com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul. Um dos projetos é o “Selo de Qualidade do Procon/MS”, que será dado às empresas que não tiverem reclamações de consumidores.