Procon de MS é avisado sobre mais de 100 processos de Recall por mês
Média de seis por dia é o volume de fabricantes que informam a instalação de campanhas de Recall ao Procon de Mato Grosso do Sul
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Média de seis por dia é o volume de fabricantes que informam a instalação de campanhas de Recall ao Procon de Mato Grosso do Sul
Grande parte das pessoas já ouviu falar, mas a definição ainda não é muito clara para o público. O Recall, procedimento de convocação de consumidores para troca de componentes com problemas que ofereçam risco a saúde, não segue uma padronização no Brasil apesar de ser um processo recorrente e que atinja diferentes tipos de produtos.
“Esse procedimento a empresa faz quando colocou no mercado alguma mercadoria que promova periculosidade e seja nocivo a integridade física do consumidor. É uma característica básica do Recall que haja esse componente. Somos informados de campanhas de devolução de tudo. Telefones, cosméticos, lâmpadas, medicamentos, contudo os mais recorrentes são os de veículos ou eletrônicos. Garantia e Recall não é a mesma coisa”, afirma o superintendente do Procon/MS, Alexandre Resende.
A legislação indica que o fabricante ao estar ciente desse risco para a saúde de clientes, oferecido pela segurança do produto, deve o mais rápido possível comunicar a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Cabe ao órgão do Ministério da Justiça avaliar a solicitação do fabricante e permitir o início de uma campanha de Recall.
“A empresa ao identificar esse tipo de problema precisa saber que o cumprimento da lei e a preocupação com a saúde do consumidor devem ser integral. Isso vale para a necessidade de noticiar amplamente a convocação das pessoas que compraram produtos com problemas. Se o consumidor, por um acaso, vier a ter um dano com essa aquisição a conseqüência pode ser até ações criminais contra o fabricante”, completa o superintendente sobre o caráter preventivo que o Recall possui.
No relatório que é enviado ao órgão regional de proteção ao consumidor, a empresa tem a recomendação de indicar a listagem de como estão distribuídos os produtos por Estado. A informação serve para facilitar a visualização da expectativa do número de clientes a serem convocados.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
- VÍDEO: Criminoso morre em confronto com a PM após roubo de carro em MS
Últimas Notícias
Dois dias após temporal em Campo Grande, equipe retira árvore caída no Lago do Amor
Nesta quinta-feira (26), dois dias após o temporal que atingiu Campo Grande, equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) retiram a árvore que caiu no Lago do Amor, na região do Bairro Pioneiros. A árvore, de grande porte, – que conforme informações dos trabalhadores no local, tem aproximadamente 60 anos – caiu e interditou…
Tucano e gavião bebês chamam atenção em estância de MS e ave de rapina ganha até cobra morta para comer
Em ninhos separados, os filhotinhos esbanjaram a beleza de suas espécies
Comerciante fica ferido em acidente com três veículos na BR-376
Uma caminhonete F-1000 também se envolveu no acidente
Agência de segurança da Rússia prende suspeitos de tentar matar oficiais a pedido da Ucrânia
Quatro suspeitos foram presos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.