O Procon-MS divulgou nesta quarta-feira (16) que a variação do preço do material escolar chega a 600% para alguns dos 269 itens analisados neste ano. Para quem pesquisa os preços antes de comprar, dá para fazer uma boa economia.

Cristiane Siqueira da Silva, dona de casa, levou o filho de nove anos para escolher os materiais. “Os preços estão bons, mas não vou comprar tudo aqui. Vou andar mais para ver como estão os preços em outras lojas”, avaliou.

A advogada Monique Scaff tem filhos de 9 e 12 anos e preferiu seguir a tendência do ano anterior. “Comprei nesta loja ano passado e os preços estavam bons dos materiais. Como aqui também são vendidos livros didáticos, vou comprar por aqui mesmo. Ainda tem a vantagem de parcelar em 10 vezes sem juros”.

De acordo com a pesquisa do Procon, a variação geral dos preços de materiais escolares em relação à mesma data em 2012, apresentou um acréscimo de 1,60%. Ao todo, oito estabelecimentos da Capital foram pesquisados, totalizando 269 itens analisados.

O produto que apresentou maior variação de preço foi o papel de presente com uma diferença de 600%, sendo possível encontrá-lo nos estabelecimentos entre os valores de R$ 0,20 a R$ 1,20. Em seguida está o lápis preto simples Nº 2 – Labras com variação de preço em 542%.

Na lista dos 10 itens com maiores variações estão os seguintes itens: tesoura simples escolar sem ponta (387%); caderno brochurão Gr 80/96 (374%); borracha branca pequena simples para lápis (329%); caderno brochurão pequeno 48/50 (313%); papel almaço unidade (300%); papel dobradura (300%), cola para E.V.A (293%), lápis de cor grande com 24 cores (288%); caneta marca texto (265%).

O Procon informa aos consumidores que vários estabelecimentos da Capital vendem produtos iguais ou semelhantes aos pesquisados, sendo de grande importância a consulta à pesquisa realizada pelo órgão de defesa do consumidor para que seja utilizada como referência durante as compras.