Com o retorno das aulas, pais e responsáveis correm às lojas para garantir a lista de material escolar para o ano letivo. A maioria busca qualidade e preço na hora da compra, mas poucos conferem realmente os detalhes técnicos de cada produto. Para isso, agentes do Inmetro realiza durante toda a semana fiscalizações em 20 estabelecimentos de Campo Grande que vendem materiais escolares.

O responsável pelo setor de pré-medidas do Inmetro, Eder Luiz oliveira Martins, explica que o objetivo da operação é evitar que pais e responsáveis sejam enganados no momento da compra.

“O objetivo é proteger o consumidor para que não leve gato por lebre. Os agentes estão visitando os estabelecimentos para verificar os detalhes e recolher 16 itens aleatórios que serão examinados no laboratório do Inmetro”, explicou Martins.

A orientação do órgão aos consumidores é que verifiquem, por exemplo, o número de folhas de um caderno ou de lápis e canetas em um pacote, o que nem sempre acontece. A operação acontece até o fim da próxima semana.

Mesmo com experiência na compra de materiais escolares, a professora de Aquidauana Rúbia Mara Casacurta, 42 anos, confessa que confere os detalhes técnicos de cada produto. “Hoje vou pesquisar todas as lojas e só vou comprar no fim do dia. Busco qualidade, mas realmente não conto as folhas do caderno, por exemplo”, disse. Rúbia conta que veio para Campo Grande buscar diversidades de produtos para ela, como professora, e para suas duas filhas de 8 e 9 anos.

O aposentado Antônio Vieira de Morais, 56 anos, conta que neste momento de compra a preocupação é com a qualidade e o preço dos produtos. “Este é o momento mais dolorido do ano, com tanto imposto e ainda o material escolar, que pesa no bolso. Então procuro qualidade e preço em conta”, afirmou.

Ele foi as comprar acompanhado da filha Laissa da Costa Vieira, 17 anos. “Hoje, vendo quanto meu pai gasta com material, é um momento de conscientização. Por isso, não exijo nada que seja mais caro”, comentou.

Até amanhã vários produtos serão recolhidos para a realização de perícias na semana que vem, como colar e tintas.

A operação do Inmetro dos materiais escolares acontece simultaneamente a fiscalização de produtos para o verão. Os agentes também fiscalizam produtos como protetor solar e filtro solar, que também será examinados em laboratório.