“Na primeira notificação, o banco nos enviou apenas uma carta, informando realização de todos os procedimentos estabelecidos no artigo do Banco Central, porém, não ficamos satisfeitos somente com essa carta e solicitamos que os representantes viessem até a nossa sede para uma conversa. Na situação, tentamos propor, que o banco ficasse por mais algum tempo com as atividades ativas, mas, os representantes enfatizaram que não há como, pois o sistema já está programado para desligar; os funcionários já estão de aviso prévio, então, não há a possibilidade”, disse Alexandre ao informar o que a diretoria do HSBC justificou durante a reunião.

Conteúdo confuso

A carta encaminhada pelo banco aos correntistas de Corumbá teve conteúdo classificado como confuso pelo Procon, que orientou pelo envio de uma nova comunicação com linguagem mais clara e direta informando que o HSBC deixará de funcionar na cidade e que os clientes devem procurar o banco para resolver a situação das atividades bancárias.

Na comunicação, o banco informava ao cliente que a conta dele “em breve” seria “transferida para um novo endereço, e terá um novo número”, mas não era clara, no entendimento do Procon, a respeito do fechamento da agência corumbaense. Os representantes da instituição bancária concordaram com o envio de uma nova carta, aos correntistas, informando claramente do fim dos serviços na cidade.

A Gerência Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor foi informada também que HSBC Bank Brasil está encerrando as atividades bancárias em todas as cidades de região de fronteira de Mato Grosso do Sul. Corumbá foi a única cidade que usou o Procon para notificação de cumprimento de legislações, informaram os diretores do banco.

Após o encerramento das atividades, o HSBC deixará dois postos de arrecadação na cidade, um na rua Delamare, número 1038, e outro, também na rua Delamare, número 954. Ambos funcionarão em lojas de eletrodomésticos.

Alexandre Vasconcellos reforçou que o Procon está à disposição de todos os clientes que estão se sentindo prejudicados pela decisão da agência bancária e que vai buscar solucionar todos os casos. Basta comparecer à sede da Gerência Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor, na rua 15 de Novembro, 400, na Casa da Cidadania.