Consumidor procura cada vez mais atendimentos do Procon em MS

Os consumidores de Mato Grosso do Sul estão cada vez mais buscando seus direitos. Levantamento de atendimentos realizados pelo Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) na primeira quinzena do mês de julho mostra que no último dia 15 o órgão de defesa do consumidor bateu recorde de atendimento diário dos últimos seis anos. […]

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Os consumidores de Mato Grosso do Sul estão cada vez mais buscando seus direitos. Levantamento de atendimentos realizados pelo Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) na primeira quinzena do mês de julho mostra que no último dia 15 o órgão de defesa do consumidor bateu recorde de atendimento diário dos últimos seis anos. Conforme as estatísticas, 302 atendimentos foram realizados neste dia.

Quanto aos índices de resolutividade, os números apontam que 76,82% (232 atendimentos) dos consumidores saíram do órgão de defesa do consumidor com suas pendências solucionadas sem necessidade de abertura de processos administrativos.

Para o superintendente do órgão, Alexandre Rezende, isso demonstra uma mudança no comportamento do consumidor.

“O cidadão está criando hábito de buscar seus direitos, reclamar e tem tido uma visão diferente de que não é mais perda de tempo. A credibilidade com que o Procon tem atendido o consumidor também é outro fator preponderante para o aumento no número de atendimentos realizados pelo órgão de defesa do consumidor”, relata.

Principais reclamações

As principais causas de reclamação dos atendimentos realizados pelo Procon no dia 15 de julho foram de assuntos financeiros (cartão de crédito, consignados e superendividamento) com registro de 63,91% dos casos.

Os serviços essenciais como telefonia, água e energia registraram 21,85% dos casos de atendimentos. Já os atendimentos de reclamação de serviços privados foram de 7,62% e por fim as queixas de produtos contabilizaram 6,62%.

Alexandre ainda frisa que o tempo de espera do consumidor para ser atendido não tem passado de 30 minutos. “Isso mostra que os atendimentos têm sido feitos com rapidez”, comenta o superintendente.

(Com informações do Notícias MS)

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