Um consumidor de Belém, no Pará, teve uma surpresa desagradável ao abrir um ovo de Páscoa no último domingo, 31. O chocolate, dado a uma criança de 10 anos, aparentava estar estragado. “Ela estava muito ansiosa para o recebimento e quando o ovo foi aberto estava cheio de mofo”, conta Adriano Martins.

Morador de Brasília, Adriano pediu ao pai, que reside em Belém, que comprasse um ovo de Páscoa para presentear a afilhada, também moradora da capital paraense. O ovo de Brigadeiro de 400 g, da linha Dreams da Cacau Show, foi comprado em um quiosque da marca localizado no shopping IT Center, no bairro Sacramenta.

O chocolate, adquirido duas semanas antes da Páscoa – no dia 17 de março – possuía diversas manchas brancas. “Muito provavelmente o ovo de Páscoa estava com a presença de fungos, popularmente conhecidos como mofos ou bolores”, afirma o pesquisador científico José Ivanildo de Souza, do Núcleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo, que analisou as imagens.

“Segundo José Ivanildo, os fungos são microrganismos decompositores que produzem estruturas de dispersão chamadas esporos, presentes no solo, ar, água e nos materiais vegetais diversos. “A elevada umidade relativa do ar é um fator fundamental para que se note a presença de fungos nos diversos materiais que nos cerca”, explica o pesquisador.

Além de livros e roupas guardadas por certo período, os fungos também atingem os alimentos. “O pão, as frutas, os vegetais frescos ou em conserva certamente apresentarão fungos se as condições de armazenagem não forem satisfatórias ou se houver passado certo período de validade destes produtos”, diz Ivanildo.

Procurada pelo Terra, a Cacau Show informou que fez contato com o cliente para realizar a troca imediata do produto por outro item de sua escolha.

“Vale ressaltar ainda que os processos produtivos seguem as normas estabelecidas pela legislação da Vigilância Sanitária, no que dispõe às Boas Práticas de Fabricação e Comercialização. Por isso, a Cacau Show realiza severo e rigoroso controle de qualidade, que também está presente nas mais de 1.300 lojas franqueadas da rede”, afirmou a empresa em nota.

Segundo o consumidor Adriano, o ovo de Páscoa foi trocado na última segunda-feira por outros produtos da loja.