Os produtos bancários estão em constante mudanças. Para compreender e identificar as transformações no segmento bancário, o Procon fez um detalhado levantamento dos pacotes de serviços, comparando os que estavam vigentes no dia 16 de maio deste ano, e os vigente na mesma data do ano passado.

No Banco do Brasil, por exemplo, foram identificados 28 pacotes, sendo 8 novos. Em relação às mensalidades cobradas pelos pacotes, dos 20 que já eram comercializados desde o ano passado, 2 continuam isentos, 12 não sofreram alterações e 6 aumentaram de valores.

Bradesco e Caixa Econômica Federal

Já no Bradesco, foram identificados 18 pacotes. Dentro do período analisado, 1 não está mais disponível, sendo que foram anunciados 5 novos pacotes, sendo que 1 deles não cobra mensalidade. Dos 12 pacotes que já eram comercializados, apenas 1 continua isento, enquanto 4 não sofreram alteração na mensalidade e 7 aumentaram de valor. “A maior variação foi de 30,60% na Cesta Fácil e na Cesta Bradesco Prime Básica”.

Na Caixa Econômica Federal, foram identificados 6 pacotes, sendo que no período analisado, constatou-se que 1 pacote não está mais disponível e foi introduzido 1 novo produto. Dos pacotes que já eram comercializados desde o ano passado, 4 sofreram aumento no valor da mensalidade, sendo que a maior variação foi de 30,61% (Fácil).

Itaú e Santander

O Itaú e Santander também foram analisados. No primeiro banco, dos produtos oferecidos, 20 sofreram aumento no valor da mensalidade, sendo que o maior deles foi de 41,58% – Pacote Itaú Econômico. Desses 20 pacotes, 17 não estão mais disponíveis para novas contratações.

Já no Santander, desde o ano passado, foram disponibilizados 3 novos pacotes, e de 6 que já eram comercializados, 5 não sofreram alteração na mensalidade e apenas um teve aumento, de 3,07% (Especial Max).