Lançamentos de taxas em contas de energia geram dúvidas em consumidores
Lançamentos de taxas em contas de energia geram dúvidas em consumidores
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lançamentos de taxas em contas de energia geram dúvidas em consumidores
Muitos consumidores ficam com dúvidas ao recebem suas faturas, sem entender alguns dos itens que estão relacionados. A situação não é diferente com as descrições das contas de energia elétrica.
Esta semana, um consumidor de Dourados questionou o item “outros” que aparece na fatura de energia elétrica. Segundo a Assessoria de Comunicação da Enersul, o termo representa a somatória das taxas apresentadas no campo “Outros lançamentos, cobranças e serviços autorizados”.
No referido campo são descriminadas as cobranças como iluminação pública, multas por atraso no pagamento de contas anteriores, doações entre outras.
Legislação
A fatura de energia elétrica foi uma das primeiras no país a ter seus itens abertos, sendo apresentados especificadamente.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os itens a serem cobrados devem estar claros na conta de energia elétrica, conforme Resolução Normativa nº 166/2005, em seu artigo 31.
A Agência orienta que nos casos em que o consumidor não esteja satisfeito com a forma em que os itens estão descritos, que a reclamação seja dirigida a distribuidora.
Mesmo após a reclamação, se o consumidor não ficar satisfeito com a resposta, ele poderá se dirigir a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), que é conveniada com a Aneel.
Em último caso, os problemas, ou dúvidas continuem, o consumidor deve dirigir sua reclamação à Agência Nacional.
Taxas
Todas as taxas, custos, deverão estar descriminadas na fatura que será emitida ao consumidor.
Na Resolução Normativa nº 414/2010, Capítulo IX, a Aneel regulamenta sobre a fatura e o que deve constar, especificando cada item.
O consumidor que tiver dúvidas pode acessar o site da Aneel, que é o órgão regulador e ir ao link “por dentro da Aneel”, onde a Agência informa sobre o que se trata cada item obrigatório da fatura.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.