Curitiba apresenta o menor índice de preços ao consumidor em junho

Curitiba apresentou deflação de 0,15% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de junho, divulgado nesta quinta-feira (7). A capital paranaense e a Região Metropolitana ficaram na liderança nacional do índice. O fator que mais influenciou no baixo índice foi a queda no preço dos combustíveis, que diminuiu 5,99% no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Curitiba apresentou deflação de 0,15% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de junho, divulgado nesta quinta-feira (7). A capital paranaense e a Região Metropolitana ficaram na liderança nacional do índice.

O fator que mais influenciou no baixo índice foi a queda no preço dos combustíveis, que diminuiu 5,99% no último mês e teve impacto de 0,44% negativos no índice da região. O IPCA reflete o custo de vida para famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nacional

O resultado nacional do IPCA de junho foi de 0,15%, abaixo da taxa registrada em maio, que foi de 0,47%. Com o resultado, o primeiro semestre do ano fechou em 3,87%, acima da taxa de 3,09% relativa ao mesmo período de 2010.

Os setores que mais colaboraram para a desaceleração do crescimento dos preços foram: alimentação e bebidas, transportes, habitação e despesas pessoais.

O IPCA abrange nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados de 28 de maio a 28 de junho de 2011 (referência) com os preços vigentes de 29 de abril a 27 de maio de 2011 (base).

Conteúdos relacionados