Cresce mercado de consumidores de gás natural

Marca de 2 milhões de clientes, atingida em setembro, é histórica. Já o consumo diário de gás foi da ordem de 48 milhões de metros cúbicos diários em julho.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Marca de 2 milhões de clientes, atingida em setembro, é histórica. Já o consumo diário de gás foi da ordem de 48 milhões de metros cúbicos diários em julho.

Levantamento feito pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) aponta que foram consumidos diariamente no Brasil, em média, 48 milhões de metros cúbicos de gás natural no mês de setembro. Porém, a grande marca do mês foi que o número de clientes do insumo já ultrapassou 2 milhões, o que representa um crescimento de 15% no número de consumidores. Quando à rede de distribuição, ela já soma 20.485,8 km de extensão.

O segmento que mais tem conquistado clientes é o residencial e, na sequencia, o comercial. Em setembro, as residências consumiram 11,41% a mais do que no mesmo período de 2010; já o comércio, 7,95%. O consumo industrial de gás também aumentou: 7,64%. Em contrapartida, a comercialização de gás natural para segmento veicular e de cogeração retraiu, respectivamente, 0,82% e 18,05% de um ano ao outro. E as térmicas, pelo bom nível dos reservatórios das hidrelétricas, diminuíram o consumo de gás natural em 67,05%.

Quando comparado o acumulado do ano, a comercialização total de gás natural manteve-se estável. Porém, comparando-se setembro de 2011 com o mês anterior, o consumo retraiu 1,72%.

A região Sudeste continua sendo a região que mais consome gás natural no país, com 32,5 milhões de metros cúbicos consumidos por dia em setembro. Na seqüência, estão as regiões Nordeste com 7,9 milhões m³/dia e Sul com 4,7 milhões. Já as Regiões Centro-Oeste e Norte consumiram, respectivamente, 284,6 mil m³/dia e 2,5 milhões m³/dia.

Conteúdos relacionados