Carteiros entregam as faturas em dias que as contas já deviam ter sido pagas. Encarregado do Correios culpa falta de efetivo e os bancos pelo atraso

Pagar as contas em dia para os moradores da cidade de Três Lagoas depende do recebimento dos boletos pelos Correios, antes da data do vencimento. Segundo eles, em quase todos os meses ocorre o atraso na chegada das contas, principalmente as faturas dos cartões de crédito.

Para o caminhoneiro Nilson Ferreira Barbosa, residente no bairro Jardim Rodrigues, o pagamento de juros começou a fazer parte da fatura do cartão.

“É difícil o mês em que não pago multas e juros. Estive nos Correios e eles me disseram que não era ali o local que deveria procurar, mas na Central de Distribuição. Quero saber a quem reclamar pelos valores que pago a maior, pois não é justo arcamos com a má prestação de serviços de entrega de correspondências”, reclamou Nilson.

Nilson alega ainda que até Sedex já “jogaram” em sua residência sem solicitar assinatura para o recebimento, apesar de não possuir cachorro. “Não nos chamam para que recebamos as correspondências. Esses dias entregaram o cartão de uma pessoa, com a carta constando outro endereço, aqui em casa. Como conheço as ruas daqui do Bairro, fui até lá entregar nas mãos dela. O que deveria ter sido feito pelos carteiros”.

Segundo o gerente do Centro de Distribuição Domiciliar, em Três Lagoas, Claudinei Barbosa de Moraes, o problema está no atraso do remetente e a forma que ele opta para o envio das cartas. “Quem paga pelo serviço é o remetente. Temos sete dias úteis, conforme cláusula contratual, baseada na Lei Postal, para entregar as correspondências. Porém os bancos, normalmente, atrasam para nos entregar as faturas para que as enviemos e escolhem o modelo carta simples, sem comprovação de entrega, para remeter cartões”, explicou Claudinei.

A situação é a mesma em todos os bairros de Três Lagoas. O aposentado João Merônia, fez uma compra parcelada, através de boleto bancário, em uma loja de materiais de construção. O valor da parcela era de R$ 130,00. Entretanto, a fatura chegou no mês seguinte ao vencimento da primeira parcela.

“Tive que pagar R$ 285,00, pois, além dos juros, já havia vencido a segunda. Desse jeito é difícil a gente manter as contas em dia. Os correios não nos dão explicação, nem põem data de entrega nas correspondências para que possamos provar o atraso na entrega”, alegou o aposentado.

O gerente do Centro de Distribuição declarou que, aliado ao atraso dos bancos, a equipe de carteiros também está defasada.

“Hoje trabalhamos com 28 entregadores de correspondências para toda Três Lagoas. Todos os dias, para que possamos atender essa população, os carteiros fazem duas horas extras. Abrimos oito vagas para terceirizados e estamos esperando quatro funcionários, através das vagas abertas pelo último concurso. Dessa forma, esperamos que poderemos atender cada vez melhor, mas infelizmente ainda contaremos com o atraso provocado pela rede bancária”, finalizou Claudinei.


PROCON

O diretor do PROCON, em Três Lagoas, Luis Carlos Alonso, apontou que é de inteira responsabilidade do devedor ir atrás das faturas para efetuar o pagamento quando elas não chegarem até as 24 horas que antecedem a data prevista para a quitação.

“Essa é uma cláusula contratual a qual todos firmam no momento da compra de qualquer bem, na forma parcelada ou através de cartão de crédito. Cabe ao consumidor procurar o credor para pagar, no caso da fatura não chegar a tempo. O Correios sempre vai alegar motivos tempestivos. Não há amparo legal para o ressarcimento dos juros que se paga devido ao atraso de correspondência”, explicou Alonso.