Ex-delegada titular da Deam-MS(Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e envolvidas no atendimento da jornalista Vanessa Ricarte – vítima de feminicídio em 12 de fevereiro – receberam buquês de flores na despedida da especializada. A saída ocorre 45 dias após a morte de Vanessa e o registro do boletim de ocorrência na Deam. A jornalista foi assassinada a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, horas após sair da delegacia.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Imagens compartilhadas no perfil da Deam no Instagram mostram que a então titular, Elaine Benicasa, e as colegas Riccelly Maria Albuquerque (que fez o registro do boletim de ocorrência) e Lucélia Constantino (que atendeu Vanessa quando a jornalista foi buscar a medida protetiva) ganharam uma despedida com os servidores, em que cada uma foi presenteada com um buquê de flores.
“Às delegadas, sucesso, força e muitas realizações nos próximos passos dessa trajetória. Obrigada por todo trabalho, a parceria e empenho. Com carinho e gratidão, Família Deam”, diz um dos stories.

A saída ocorre após a titular ter deixado o cargo à disposição e as outras duas terem pedido remoção da especializada após a repercussão dos áudios de Vanessa, em que reclama do atendimento recebido na delegacia. Na última quinta-feira (27), foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) a nova lotação das delegadas.
Remoção das Delegadas
A remoção aconteceu um mês e meio após a morte de Vanessa e sete dias depois da Corregedoria da Polícia Civil concluir que as delegadas não erraram no atendimento à jornalista.
Elaine Benicasa foi removida a pedido e vai atuar na DGPC (Delegacia-Geral da Polícia Civil). Riccelly Maria Albuquerque foi removida ‘ex-officio’, no interesse da Administração, e foi lotada para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde atuava antes de ir para a especializada.
Já Lucélia Constantino foi removida a pedido e também irá atuar na Depac. Na mesma edição, duas delegadas foram lotadas na Deam: Laís Mendonça Alves e Cynthia Karoline Bezerra Gomes.
Na sexta-feira (29), foi publicada a designação de Fernanda Barros Piovano para assumir como titular da Deam, enquanto Analu Lacerda – que já era da Deam – foi designada como delegada adjunta da especializada.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.