Pular para o conteúdo
Cotidiano

Símbolo de Campo Grande, arara-canindé vira mascote para ações educativas de trânsito

Campo Grande atualmente tem mais de 400 ninhos cadastrados na cidade
Liana Feitosa -
Arara-canindé virou símbolo da Agetran (Foto: Helder Carvalho, Midiamax).

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) agora tem um mascote para auxiliar em campanhas e ações educativas na cidade: uma arara-canindé. Ainda sem nome, o mascote é fruto de uma parceria da agência com o Instituto Arara Azul, uma ONG (Organização Não Governamental) que estuda essas aves.

“As araras-canindés, que são essas que agora viraram nosso mascote, são um símbolo da nossa cidade já há alguns anos. Elas chegaram aqui no começo deste século e encontraram aqui um banquete de árvores nativas e exóticas, que são de alimento para elas”, detalha a presidente do instituto, a bióloga Neiva Guedes.

Ela conta que em essas aves também encontraram troncos de mortas que viraram ninhos e, assim, se constituir como a capital do Brasil com o maior número de araras na cidade. 

Foi assim que o instituto passou a pesquisar como se dava a reprodução, a alimentação e o ambiente em que as araras passaram a se desenvolver na cidade, “muito bom e saudável, por sinal, tanto é que elas continuam aqui, não só se estabelecendo, mas crescendo”, detalha Neiva.

Araras da cidade mapeadas

“A gente começou monitorando quatro ninhos em 2010. Hoje, a gente tem mais de 400 ninhos cadastrados na cidade, em vias públicas, dentro de residências, dentro de empreendimentos comerciais, dentro de parques e reservas. E elas estão sobrevivendo. Tem filhotes, chega a ter dois, três filhotes e estão voando”, completa a pesquisadora.

Dessa forma, os estudos passaram a contemplar os impactos da cidade, da urbanização e, claro, do alto fluxo de veículos na vida dessas aves. Assim, o instituto passou a desenvolver análises com ajuda da Agetran, que forneceu dados relativos ao trânsito da capital, especialmente da Avenida Júlio de Castilho, onde existem ninhos de araras.

“Araras é o nosso foco principal, mas tem uma série de espécies que ocupam a mesma cavidade (ninhos), a interação que ela tem com a comunidade, mas, sobretudo, as pessoas, os moradores de Campo Grande, os visitantes”, completa a bióloga.

Poluição gerada por veículos e saúde

Assim, o objetivo é buscar melhorias para a vida não apenas dessas aves, mas de toda a comunidade, detalha a especialista.

“Inclusive porque a gerada por veículos pode afetar a saúde das araras, mas também a população, pode afetar também as pessoas porque nós habitamos um só planeta, e nesse planeta todos nós respiramos”, afirma Neiva.

Em um dos estudos mais recentes, o instituto agora quer cruzar os dados coletados de araras que vivem em locais de maior trânsito de Campo Grande com informações da população também que mora nessas regiões, para avaliar como está a saúde desses grupos. 

“Assim a gente vai estar dando um passo à frente para melhorar no futuro, não só para as araras, mas para todos nós”, finaliza a pesquisadora.

Arara-canindé
Araras-canindé em ninho da Avenida Júlio de Castilho (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Festival que celebra 1º infância encerra programação com teatro e brincadeiras lúdicas neste domingo

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

UFMS abre vagas em curso de italiano para iniciantes

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

O ator britânico Jonathan Bailey, de 37 anos, estrela da série “Bridgerton” e de filmes de sucesso , anunciou que vai se afastar temporariamente da atuação para se dedicar integralmente à sua instituição de caridade, o Shameless Fund. Em entrevista à GQ britânica, publicada nesta semana, Bailey revelou que a decisão veio após três anos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Os Jonas Brothers estão de volta às telas em clima natalino! O Disney+ divulgou nesta sexta-feira (5) o teaser de “Um Natal Muito Jonas”, novo longa estrelado por Kevin, Joe e Nick. Na trama, os irmãos encantam o público com um show em Londres, mas precisam enfrentar uma verdadeira corrida contra o tempo para chegar … Continued

Brasil

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

Especulação imobiliária está entre as maiores ameaças, argumentam

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

Corpo de Bombeiros esteve no local buscando conter o incêndio e um caminhão-pipa da prefeitura também foi utilizado