Pular para o conteúdo
Cotidiano

Símbolo de Campo Grande, arara-canindé vira mascote para ações educativas de trânsito

Campo Grande atualmente tem mais de 400 ninhos cadastrados na cidade
Liana Feitosa -
Arara-canindé virou símbolo da Agetran (Foto: Helder Carvalho, Midiamax).

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) agora tem um mascote para auxiliar em campanhas e ações educativas na cidade: uma arara-canindé. Ainda sem nome, o mascote é fruto de uma parceria da agência com o Instituto Arara Azul, uma ONG (Organização Não Governamental) que estuda essas aves.

“As araras-canindés, que são essas que agora viraram nosso mascote, são um símbolo da nossa cidade já há alguns anos. Elas chegaram aqui no começo deste século e encontraram aqui um banquete de árvores nativas e exóticas, que são de alimento para elas”, detalha a presidente do instituto, a bióloga Neiva Guedes.

Ela conta que em essas aves também encontraram troncos de mortas que viraram ninhos e, assim, se constituir como a capital do com o maior número de araras na cidade. 

Foi assim que o instituto passou a pesquisar como se dava a reprodução, a alimentação e o ambiente em que as araras passaram a se desenvolver na cidade, “muito bom e saudável, por sinal, tanto é que elas continuam aqui, não só se estabelecendo, mas crescendo”, detalha Neiva.

Araras da cidade mapeadas

“A gente começou monitorando quatro ninhos em 2010. Hoje, a gente tem mais de 400 ninhos cadastrados na cidade, em vias públicas, dentro de residências, dentro de empreendimentos comerciais, dentro de parques e reservas. E elas estão sobrevivendo. Tem filhotes, chega a ter dois, três filhotes e estão voando”, completa a pesquisadora.

Dessa forma, os estudos passaram a contemplar os impactos da cidade, da urbanização e, claro, do alto fluxo de veículos na vida dessas aves. Assim, o instituto passou a desenvolver análises com ajuda da Agetran, que forneceu dados relativos ao trânsito da capital, especialmente da Avenida Júlio de Castilho, onde existem ninhos de araras.

“Araras é o nosso foco principal, mas tem uma série de espécies que ocupam a mesma cavidade (ninhos), a interação que ela tem com a comunidade, mas, sobretudo, as pessoas, os moradores de Campo Grande, os visitantes”, completa a bióloga.

Poluição gerada por veículos e saúde

Assim, o objetivo é buscar melhorias para a vida não apenas dessas aves, mas de toda a comunidade, detalha a especialista.

“Inclusive porque a gerada por veículos pode afetar a saúde das araras, mas também a população, pode afetar também as pessoas porque nós habitamos um só planeta, e nesse planeta todos nós respiramos”, afirma Neiva.

Em um dos estudos mais recentes, o instituto agora quer cruzar os dados coletados de araras que vivem em locais de maior trânsito de Campo Grande com informações da população também que mora nessas regiões, para avaliar como está a saúde desses grupos. 

“Assim a gente vai estar dando um passo à frente para melhorar no futuro, não só para as araras, mas para todos nós”, finaliza a pesquisadora.

Arara-canindé
Araras-canindé em ninho da Avenida Júlio de Castilho (Foto: Henrique Arakaki / Jornal Midiamax).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla Fla-Flu se classifica sem sustos em noite de goleadas na Copa do Brasil; Fortaleza cai

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Últimas Notícias

Esportes

Tênis de mesa: Calderano vence de virada e vai às oitavas do Mundial

O próximo adversário será o nigeriano Quadri Aruna (31º)

Cotidiano

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

A programação terá a presença de especialistas das áreas da saúde

Esportes

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes

Cotidiano

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Desembargador estava internado para tratamento no Hospital Unimed