Os campo-grandenses que desejam se imunizar contra a gripe neste fim de semana poderão comparecer ao Quartel do Corpo de Bombeiros. Equipes da SES (Secretaria Estadual de Saúde) estarão no local dando continuidade à Campanha iniciada em 27 de março.
Durante a semana, as doses ficam disponíveis nas 74 unidades de saúde do município, mas nos fins de semana as equipes de imunização são designadas a pontos estratégicos para facilitar a aplicação da vacina. Esta é uma excelente oportunidade para quem não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana, devido à correria da dia a dia.
Vale lembrar que nesta primeira etapa da campanha, as doses contra a gripe estão disponíveis apenas para o grupo prioritário.
O Quartel do Corpo de Bombeiros fica na Rua 14 de Julho. Os atendimentos ocorrem neste sábado (12) e domingo (13), das 07h às 11h e das 13h às 17h.
Grupo prioritário
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos Indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
Vacina evita complicações
A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.
*Matéria atualizada às 12h20 para correção de informação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.