Um paciente de 46 anos está desde janeiro sofrendo com paralisação progressiva do corpo por causa de um tumor que está pressionando a medula. O trabalhador foi internado em janeiro na Santa Casa de Campo Grande e perdeu todos os movimentos.
Segundo a família, ele aguarda há quase 2 meses pela cirurgia que pode devolver seus movimentos, no entanto, o hospital alega não ter condições de realizar o procedimento.
“Ele entrou andando e agora está sem os movimentos devido à gravidade da doença. Agora ele não anda e nem come sozinho. A Santa Casa alega que não tem médico, outra hora, que não tem aparelho para monitorar a cirurgia”, conta uma familiar.
Ele deu entrada no hospital no dia 29 de janeiro. Após exames, foi identificada uma lesão na medula espinhal possivelmente causada por um tumor. Durante o tempo de internação, foi notada piora na força muscular e nos movimentos do paciente.
Falta de profissional
A equipe médica então recomendou uma cirurgia para retirar o tumor da medula, mas, como tem riscos de danos à medula durante a cirurgia, a equipe de neurocirurgia indicou o uso de um monitoramento especial, chamado de Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória.
O método ajuda a proteger áreas importantes da medula. Atualmente, o paciente aguarda a disponibilidade desse monitoramento para realizar o procedimento.
O que diz a Santa Casa
Em nota, a Santa Casa de Campo Grande confirmou que o paciente precisa passar por Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória, já que a “técnica é essencial para garantir a remoção máxima de tumores sem comprometer áreas vitais do sistema nervoso, como medula ou cérebro”.
“Porém, enfrentamos atualmente um desafio na continuidade deste serviço. O profissional responsável por realizar a Monitorização Neurofisiológica na Instituição solicitou desligamento há cerca de um mês”, disse, ainda, o hospital.
Desde então, a Santa Casa está em busca de um profissional para ocupar a vaga. “Encontramos um segundo profissional apto, que, infelizmente, optou por não assumir esta função. Desde então, seguimos empenhados na busca por um especialista qualificado para realizar este procedimento tão importante, mas ainda não obtivemos sucesso”, completa a nota.
A instituição ainda afirmou que segue “comprometida em prestar o melhor atendimento possível aos nossos pacientes e informamos que estamos dedicando todos os esforços para solucionar essa situação com a maior brevidade”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.