Pular para o conteúdo
Cotidiano

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Mais vulneráveis, motociclistas acabam morrendo no trajeto de casa para o trabalho, em Campo Grande, em 2025
Jennifer Ribeiro -
Rapaz estava fazendo uma entrega quando ocorreu o acidente. (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

“Tem vezes que a saudade vem como uma pancada, não consigo segurar as lágrimas.” Este é o relato de Kelly Ferreira, mas poderia ser de muitos outros campo-grandenses que perderam uma pessoa amada para a violência no trânsito na Capital. Para ela, o homem de sorriso fácil e apaixonado pela família está longe de ser apenas mais um número na estatística cruel que, dia após dia, inclui mais vítimas. Hudson é uma saudade vívida, e as lembranças são combustível para lutar por justiça, até agora, não alcançada.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Cheio de sonhos, Hudson de Oliveira Ferreira foi atingido por um Porsche dirigido pelo empresário Arthur Navarro, na noite do dia 22 de março, enquanto trabalhava. O caso do motoentregador enfatiza um gargalo preocupante: a falta de prudência e consciência no trânsito contribuem diretamente no número de acidentes que vitimam, principalmente, o grupo mais vulnerável — os motociclistas. De 1º de janeiro a 11 de maio de 2024, registrou 25 acidentes com óbitos. Desses, 21 das vítimas pilotavam uma moto.

“As pessoas precisam ter mais atenção no trânsito. Enquanto isso não acontecer, pessoas continuarão morrendo. E a Justiça precisa fazer com que as pessoas paguem pelos crimes que cometem. Chega de demora para punir”, frisa Kelly.

Infelizmente, em 2025, o cenário é o mesmo. De 1º de janeiro a 11 de maio, a Capital já registrou 21 acidentes com óbitos; 19 das vítimas eram motociclistas.

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’

Este ano, a Campanha carrega o lema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’. O foco principal é sensibilizar a população sobre a importância da prudência no trânsito, destacando que a pressa e a impaciência ao volante contribuem significativamente para o aumento de trânsitos. Durante o mês, a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) intensifica ações educativas, como palestras em empresas, instituições de ensino e grupos organizados. Também realizam abordagens em pontos estratégicos da cidade com motoristas, motociclistas e pedestres.

Conforme Ciro Vieira Ferreira, diretor de trânsito da Agetran, o objetivo é promover a reflexão: desacelerar salva vidas. “Ter mais calma no trânsito permite que os condutores estejam mais atentos à sinalização, reduzam riscos e tenham mais tempo de resposta diante de situações de perigo”, afirma.

Para ele, o tema dialoga com a realidade atual: muitas pessoas têm dirigido com pressa, o que compromete a segurança de todos no trânsito. A orientação é: atenção, empatia e paciência são atitudes que salvam vidas e impactam positivamente os índices de acidentes.

Motociclistas são as principais vítimas

Segundo Ciro, os motociclistas são, de fato, os mais vulneráveis no trânsito. A imprudência dos condutores, somada à alta exposição, aumenta os riscos. Por isso, investe-se continuamente em estudos de engenharia de tráfego, reordenamento viário, ampliação da e implementação de tecnologias voltadas à segurança.

“Nosso trabalho é contínuo e visa não apenas a reeducação no trânsito, mas também a construção de uma cultura de respeito à vida. No entanto, reforçamos que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada: o comprometimento de cada cidadão é fundamental para reduzir sinistros”.

Acidentes influenciam lotação em hospitais

Os acidentes de trânsito afetam diretamente a lotação dos hospitais na Capital. Só na Santa Casa de Campo Grande, de janeiro a abril, 8.803 vítimas de acidentes de trânsito deram entrada no pronto-socorro. As colisões envolvendo motos e carros totalizaram 393 ocorrências, enquanto os acidentes entre duas motocicletas somaram 79 casos.

Conforme o médico emergencista da instituição Dr. Rodrigo Quadros, cada atendimento realizado representa não só um impacto importante para o paciente e seus familiares, mas também uma sobrecarga para o sistema de saúde.

“Acidentes graves podem resultar em morte, ou internações prolongadas, cirurgias complexas e até sequelas irreversíveis. Por isso, reforçamos a importância da conscientização de todos os envolvidos no trânsito, sejam motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Todos os pacientes que atendemos e que podem conversar sempre falam que nunca imaginavam sofrer um acidente. Então, provavelmente, você também pensa assim, mas um dia pode ser a sua vez. A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias. Pequenas mudanças de comportamento, como não dirigir sob efeito de álcool, respeitar os limites de velocidade e manter a distância segura dos demais veículos, podem salvar vidas”, reforça.

Acidentes envolvendo motociclistas

No mês da conscientização para redução de acidentes, Maio Amarelo, o trânsito de Campo Grande vitimou diversos motociclistas. Relembre alguns casos:

VÍDEO: Motociclista morre ao derrapar e ônibus passar por cima no Los Angeles em Campo Grande

Mulher morre e grávida perde o bebê em acidente no Tiradentes

Motociclista é arremessado na BR-163 após bater em carro e morre atropelado por caminhão

Motociclista bate em poste e morre na Duque de Caxias em Campo Grande

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

enem concursos

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos se encerram neste domingo

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Últimas Notícias

Brasil

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

A biofábrica terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos de mosquitos por semana. O objetivo é reduzir os números de casos de arboviroses no país

Brasil

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

10 pessoas ficaram gravemente feridas e 20 tiveram escoriações

Emprego e Concurso

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Salários variam de R$ 1.576,50 a R$ 4.466,75

Esportes

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Após a partida, Neymar atendeu a imprensa, e reagiu de forma impaciente à pergunta feita pelo repórter da Cazé TV