Reportagem especial do Midiamax sobre saúde bucal leva 1° lugar no VII Prêmio CROSP de Jornalismo

Comissão julgadora do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo recebeu inscrições de todo o país e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira (8)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Montagem/Jornal Midiamax)

A reportagem especial “Da pandemia de cárie à decisão democrática de acrescentar flúor à água: o que o gole de vida esconde?”, das jornalistas Graziela Rezende e Thalya Godoy, foi classificada em primeiro lugar no VII Prêmio CROSP de Jornalismo. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira (8).

A comissão julgadora do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) recebeu inscrições, de todo o país, a partir de agosto de 2024, encerrando em novembro do mesmo ano.

As reportagens concorreram nas categorias escrita, impressa ou online, com artigos e matérias publicadas em meios de comunicação, websites e portais; além da categoria audiovisual, com matérias e reportagens publicadas em canais de comunicação, telejornalismo, programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos; e radiojornalismo, programas de rádio e matérias veiculadas em podcasts.

Medida democrática de fluoretação da água e benefícios

Publicada no Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado todo dia 25 de outubro, a reportagem especial do Midiamax/UOL explanou sobre a medida democrática de fluoretação da água e os benefícios que trouxe para a saúde pública de Campo Grande. As imagens são da repórter fotográfica Madu Livramento.

Além disto, ressaltou o quanto a medida impactou na economia, apontando estudos sobre a análise de custo-benefício e, inclusive, ressaltando a homenagem ao docente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), professor doutor da Faculdade de Odontologia, Rafael Aiello Bomfim, de 43 anos, que foi um dos pesquisadores homenageados pelo Ministério da Saúde pela atualização do Guia de Recomendações do Uso de Fluoretos no Brasil. 

Ao falar sobre o assunto, a repórter Thalya Godoy ressalta que este é um tema pouco explorado na mídia tradicional e que “fica extremamente grata” ao relatar fatos ocorridos em Mato Grosso do Sul e que ganharam o reconhecimento de uma entidade tão importante para a saúde bucal nacional.

Já a jornalista Graziela Rezende comentou a relevância sobre o assunto e fala que o tratamento de cárie dentária ganhou novo rumo. “Fiz uma pesquisa e descobri que a questão da fluoretação da água foi muito importante no país, em décadas anteriores, envolvendo discussões em congressos, estampando capas de jornais, então é um assunto que sempre gerou muita polêmica. Além disso, ouvir dentistas mais experientes, falando da mudança do cenário clínico diante ao que ocorria, foi algo impactante. Uma matéria para aprender e ensinar”, finalizou.

Premiação em São Paulo

A premiação ocorrerá no dia 24 de janeiro, a partir das 18h, com uma cerimônia em homenagem aos ganhadores do Prêmio CROSP de Jornalismo, durante o 42º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no estande do CROSP.

Conteúdos relacionados

IPTU