Pular para o conteúdo
Cotidiano

Problemas com instrutores? Detran-MS abre formulário para alunos avaliarem aulas práticas de direção

Em 2024, mais de 50 mil alunos reprovaram na prova prática de direção do Detran-MS
Lethycia Anjos -
Aulas práticas (Detran-MS)
Aulas práticas (Detran-MS)

Em meio ao alto índice de reprovações nas provas práticas para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), uma queixa frequente dos alunos é a má qualidade do serviço prestado pelos instrutores de direção, que envolve desde a impaciência até a precariedade dos veículos.

Em 2024, mais de 114 mil candidatos realizaram o exame prático com a intenção de obter a tão sonhada primeira habilitação. Desse total, 37.860 candidatos buscaram a habilitação na Categoria A (Motocicletas) e 76.199 na Categoria B (Automóveis). No entanto, apenas 61,7% foram aprovados e considerados aptos na Categoria A, enquanto na Categoria B o índice de aprovação ficou em 49,6%. Ou seja, 54.416 reprovações.

Pensando nisso, o (Departamento Estadual de Trânsito de ) criou um formulário para que os alunos em formação para a primeira CNH avaliem os instrutores de prática veicular.

Os alunos que concluírem as aulas práticas receberão um formulário de avaliação enviado por e-mail, que ficará disponível até a realização do exame prático. Conforme o Detran, a intenção é coletar a opinião dos alunos sobre as aulas práticas e o desempenho dos instrutores de trânsito.

Gerente de Cursos e Capacitação do Detran-MS, Emerson Tiogo, explica que a opinião dos alunos somará à avaliação realizada pelos diretores dos CFCs (Centros de Formação de Condutores), com o intuito de premiar os melhores instrutores de trânsito do ano.

“A opinião dos alunos é muito importante para a melhoria do processo de ensino e formação de condutores. Por isso, é imprescindível que eles respondam ao questionário enviado por e-mail antes de realizar o exame prático de direção veicular”, destaca Tiogo.

O Detran-MS lançou o prêmio em 2024 e já está avaliando os instrutores.

Erros que levam à reprovação

Na Categoria A (Motocicletas), os erros que mais eliminam os candidatos são: colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento, descumprir o percurso preestabelecido e iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira, ou óculos de proteção.

Já na Categoria B (Automóveis), os principais erros cometidos são: avançar sobre o balizamento demarcado ao colocar o veículo na vaga, não posicionar o veículo na área balizada em no máximo três tentativas no tempo estabelecido de 5 minutos e dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos (Art. 170 do Código Brasileiro de Trânsito), segundo levantamento do Detran-MS.

Vale lembrar que o candidato pode, durante o percurso do exame prático, perder no máximo três pontos causados por erros. O quarto ponto ou uma falta eliminatória resulta na reprovação imediata. Erros graves geram 3 pontos, erros médios 2 pontos e erros leves 1 ponto.

Concurso de Instrutores

No concurso “Instrutores do Ano”, serão avaliados os profissionais que ministram aulas na categoria B, possuem credencial válida, enviaram no mínimo 36 alunos para exames e receberam ao menos 18 avaliações.

A Diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, explica:

“Estaremos avaliando a opinião dos alunos sobre o instrutor, o que é fundamental. O aluno responderá perguntas sobre o conhecimento do instrutor em trânsito, práticas de ensino, desempenho, entre outras questões. Queremos valorizar os bons profissionais que atuam como instrutores.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresária que teve comércio atingido por motorista embriagada pede ajuda no Jardim Centro-Oeste

Preta Gil é novamente hospitalizada às vésperas de tratamento no exterior; entenda

Cantor Maurício Nascimento lança primeiro EP de músicas autorais em Campo Grande

marcos pollon autismo tea

“Acredito que seja ainda maior”, diz Pollon sobre 56% de desaprovação do governo Lula

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Moraes manda prender sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Últimas Notícias

Economia

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Movimento de redução de posições em divisas latino-americanas apesar do dia positivo para commodities

Política

Daniel Júnior vence eleição para presidência da UCV-MS e promete revitalização e auditoria

Vitória de Daniel Jr. interrompe mandato de 12 anos de Jeovani Vieira, vereador de Juti, que presidiu a União das Câmaras de Vereadores por 12 anos

Polícia

Organizador de evento diz que ciclista sofreu infarto durante prova em MS

Organizador disse que Walderly já havia passado por dois pontos de hidratação em 18 km percorridos, por isso, descarta desidratação e exaustão física

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu há uma semana em Miranda 

Homem faz uso de medicamento controlado, devido a complicações de um AVC