Pular para o conteúdo
Cotidiano

Posso tomar vacina de gripe e dengue juntas? Entenda quais vacinas podem ser coadministradas

Até 2024, o Ministério da Saúde recomendava a aplicação da vacina contra a dengue de forma isolada, mas alterou essa recomendação em 2025
Lethycia Anjos -
Vacinação (eprodução, prefeitura)

Em meio a um novo surto de síndromes respiratórias, liberou a vacinação contra a gripe para toda a população. Contudo, essa liberação gerou dúvidas sobre a possibilidade de coadministração de vacinas e levantou a pergunta: é possível tomar a vacina de Influenza junto com as vacinas da ou da Covid-19?

Até 2024, o Ministério da Saúde recomendava que a vacina contra a dengue, Qdenga, fosse aplicada de forma isolada, respeitando um intervalo mínimo de 24 horas para a aplicação de outras doses. Já os imunizantes contra a Covid-19 e a estão liberados para a coadministração desde 2021.

No entanto, em 2025, uma nova diretriz alterou essa orientação. Segundo o Ministério da Saúde, novas pesquisas envolvendo a vacina Qdenga indicaram que não há necessidade de espaçamento entre as aplicações. Isso porque a coadministração não compromete a resposta imunológica nem aumenta significativamente o risco de efeitos adversos. Assim, atualmente, está permitido tomar a vacina da dengue no mesmo dia que a da Covid-19 e da gripe.

Embora a coadministração esteja permitida, em Campo Grande a vacina contra a dengue está disponível apenas para o público-alvo: crianças de 10 a 14 anos. Além disso, pessoas de 4 a 59 anos que receberam a primeira dose durante a liberação temporária em 16 de março e precisam completar o esquema vacinal, também podem receber a segunda dose da Qdenga.

E a vacina da Covid-19?

Quando os primeiros imunizantes contra a Covid-19 receberam autorização para uso emergencial, no final de 2020, ainda não havia tempo hábil para estudos sobre a aplicação simultânea com outras vacinas. Por precaução, a recomendação inicial de autoridades reguladoras, dos programas nacionais de imunização e da OMS (Organização Mundial da Saúde) era respeitar um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e qualquer outra.

No ano seguinte, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS, avaliou novos estudos sobre a aplicação simultânea de vacinas contra a gripe e a Covid-19. Com isso, identificou que não havia evidências de alteração na resposta imunológica nem de aumento nos efeitos adversos.

Em setembro de 2021, o atualizou sua orientação e passou a permitir a aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19 com outras vacinas em uso no país, sem necessidade de intervalo. A vacina contra a Covid-19 segue liberada para toda a população que ainda não completou o esquema vacinal.

O que diz a Sesau?

Em Campo Grande, a (Secretaria Municipal de Saúde) informa que a vacinação contra a dengue está liberada para coadministração. Ou seja, juntamente com o imunizante da Influenza ou da Covid-19. Entretanto, se não ocorreu de tal forma (uma seguida da outra), orienta-se aguardar 24h para a aplicação do segundo imunizante.

O horário de atendimento das unidades básicas de saúde é das 7h às 17h. Para saber qual a unidade mais próxima da sua casa basta acessar o link: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ouro fecha em alta antes de dados dos EUA e com foco na guerra comercial

cpi especialista

Sem aviso, CPI do Consórcio não transmite primeira oitiva online e troca especialistas

Analistas tributários realizam ato em frente ao Ministério da Fazenda para cobrar negociação salarial

Protesto por reforma agrária na BR-060 completa 10 horas de interdição da rodovia

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

 Lembrando Dr. Adhemar

Últimas Notícias

Economia

No Dia das Mães, comércio de Campo Grande deve movimentar 4,15% a menos em relação a 2024

O volume total estimado de vendas e comemorações deve alcançar R$ 138,98 milhões neste ano, contra os R$ 145 milhões registrados em 2024

Brasil

Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

Exigências de explicação é para manter a transparência, afirma ministro

Emprego e Concurso

Ministra confirma nova edição do Concurso Nacional Unificado com 3.352 vagas e prova em outubro

Em entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck adiantou ainda os órgãos que terão abertura de vagas com preenchimento através do II CPNU

Brasil

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Marçal foi acusado de uso indevidos das redes sociais, abuso de poder midiático e econômico