Em meio a um novo surto de síndromes respiratórias, Campo Grande liberou a vacinação contra a gripe para toda a população. Contudo, essa liberação gerou dúvidas sobre a possibilidade de coadministração de vacinas e levantou a pergunta: é possível tomar a vacina de Influenza junto com as vacinas da dengue ou da Covid-19?
Até 2024, o Ministério da Saúde recomendava que a vacina contra a dengue, Qdenga, fosse aplicada de forma isolada, respeitando um intervalo mínimo de 24 horas para a aplicação de outras doses. Já os imunizantes contra a Covid-19 e a gripe estão liberados para a coadministração desde 2021.
No entanto, em 2025, uma nova diretriz alterou essa orientação. Segundo o Ministério da Saúde, novas pesquisas envolvendo a vacina Qdenga indicaram que não há necessidade de espaçamento entre as aplicações. Isso porque a coadministração não compromete a resposta imunológica nem aumenta significativamente o risco de efeitos adversos. Assim, atualmente, está permitido tomar a vacina da dengue no mesmo dia que a da Covid-19 e da gripe.
Embora a coadministração esteja permitida, em Campo Grande a vacina contra a dengue está disponível apenas para o público-alvo: crianças de 10 a 14 anos. Além disso, pessoas de 4 a 59 anos que receberam a primeira dose durante a liberação temporária em 16 de março e precisam completar o esquema vacinal, também podem receber a segunda dose da Qdenga.
E a vacina da Covid-19?
Quando os primeiros imunizantes contra a Covid-19 receberam autorização para uso emergencial, no final de 2020, ainda não havia tempo hábil para estudos sobre a aplicação simultânea com outras vacinas. Por precaução, a recomendação inicial de autoridades reguladoras, dos programas nacionais de imunização e da OMS (Organização Mundial da Saúde) era respeitar um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e qualquer outra.
No ano seguinte, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS, avaliou novos estudos sobre a aplicação simultânea de vacinas contra a gripe e a Covid-19. Com isso, identificou que não havia evidências de alteração na resposta imunológica nem de aumento nos efeitos adversos.
Em setembro de 2021, o Brasil atualizou sua orientação e passou a permitir a aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19 com outras vacinas em uso no país, sem necessidade de intervalo. A vacina contra a Covid-19 segue liberada para toda a população que ainda não completou o esquema vacinal.
O que diz a Sesau?
Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que a vacinação contra a dengue está liberada para coadministração. Ou seja, juntamente com o imunizante da Influenza ou da Covid-19. Entretanto, se não ocorreu de tal forma (uma seguida da outra), orienta-se aguardar 24h para a aplicação do segundo imunizante.
O horário de atendimento das unidades básicas de saúde é das 7h às 17h. Para saber qual a unidade mais próxima da sua casa basta acessar o link: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.