Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Pegadas de onça são vistas na Estrada Parque e morador alerta: ‘está andando por aí’

Registro foi feito em região turística da Estrada Parque de Piraputanga; confira o que fazer caso encontre o felino
Thalya Godoy -
Pegadas onça-pintada. (Reprodução O Pantaneiro)

Vídeo que circula nas redes sociais alerta para as pegadas de uma onça-pintada pela Estrada Parque de Piraputanga. O narrador avisa para as pessoas ficarem atentas caso passem pela região. “Um vídeozinho para alertar o pessoal da região para ficar bem esperto com a tal da onça”, avisa. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A gravação foi feita cerca de dez dias depois da morte de um caseiro em um ataque de onça-pintada, em 21 de abril, na região do Touro Morto, no Pantanal de

As imagens foram compartilhadas pelo portal O Pantaneiro nas redes sociais, na última quarta-feira (30). Quem grava ainda afirma que as pegadas seriam recentes, já que teria chovido no dia anterior. “Pessoal que aí às vezes faz umas caminhadinhas no pesqueiro fica meio atento, ela tá andando por aí”, alerta. 

O registro teria sido feito dentro de uma fazenda, próximo a um pesqueiro. O homem também afirma que esta não seria a primeira vez que o felino caminha pela região. O Midiamax entrou em contato com um especialista para confirmar se as pegadas realmente tratam de onça-pintada. 

O professor da ( Federal de ) e que esteve envolvido na captura da onça-pintada na região de Touro Morto, Gediendson Araújo, confirmou que as impressões no solo apontam para o animal. “As pegadas são muito semelhantes a de onça-pintada”, disse. 

Caso encontre o animal, há uma série de recomendações sobre como se comportar, como manter o contato visual e se afastar com calma. 

O que fazer caso encontre uma onça

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) indica o que fazer, caso encontre uma onça em seu habitat natural. Confira:

Ao visitar áreas do habitat natural de onças, recomenda-se observar as seguintes orientações:

  1. Evite caminhar sozinho (Trilhas em grupo são mais seguras, pois o barulho e o número de pessoas tendem a afastar os animais)
  2. Faça barulho durante a trilha (Converse, cante ou bata o bastão de caminhada nas pedras. O objetivo é não surpreender a onça — o maior risco é assustá-la)
  3. Evite trilhas à noite, ao amanhecer e ao entardecer (Onças são mais ativas nesses horários – crepusculares e noturnas)
  4. Não corra (Se avistar uma onça, mantenha a calma. Correr pode estimular o instinto de perseguição)
  5. Mantenha contato visual e recue devagar (Tenha o animal no campo de visão, mas olhe sem desafiá-lo, sem demonstrar medo, e afaste-se devagar, sem virar as costas)
  6. Jamais se aproxime de filhotes (A mãe pode estar por perto e se tornar agressiva ao tentar protegê-los).
  7. Evite levar cães (Cães podem provocar as onças, que os veem como ameaça ou presa, o que pode aumentar o risco de ataque)
  8. Preste atenção a sinais de presença (Pegadas frescas, fezes, arranhões em árvores ou carcaças de animais são indícios de que a onça pode estar por perto)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Obra promete pemitir que as pessoas voltem a nascer em Ladário (PML, Divulgação)

Centro que permitirá às pessoas voltarem a nascer em Ladário tem nome definido

Porteiro completa 28 anos na mesma empresa em MS e ganha R$ 12 mil: ‘Emocionante’

Bolsa Família

Bolsa Família divulga cronograma de pagamentos do mês de maio; confira

Notícias mais lidas agora

Servidora é presa por dirigir bêbada após bater em carro estacionado e agredir PM em Campo Grande

Trabalhador envelhece, mas vagas para quem tem 50 anos ou mais encolhem em MS

tempo

Feriado será de tempo frio e seco em Mato Grosso do Sul

Brasileira de 14 anos vence campeonato mundial sub-17 de levantamento de peso

Últimas Notícias

Sem Categoria

Tradição de 35 anos, ‘pedal’ do trabalhador reúne cinco mil ciclistas em Campo Grande

Passeio é tradicional no Dia do Trabalhador, criado pelo fundador da Ciclo Ribeiro

Cotidiano

Trabalhador envelhece, mas vagas para quem tem 50 anos ou mais encolhem em MS

Do total de trabalhadores empregados com carteira assinada em MS, 8,9% tem 50 anos ou mais de idade

Polícia

Jovem morre após carro sair da pista e capotar na BR-163 em MS

Suspeita é que o acidente tenha sido causado por um pneu que estourou

Cotidiano

MS encerra primeiro trimestre com saldo de 12,5 mil empregos formais, aponta Caged

Somente em março Mato Grosso do Sul gerou 1.114 empregos com carteira assinada