Nioaque: Sem transporte escolar, aulas presenciais em escolas rurais são adiadas para março

O transporte público escolar volta a ser um problema para alunos da escolas rurais da rede pública de educação em Nioaque – cidade a 187 quilômetros de Campo Grande. Sem ônibus escolares para transportar os estudantes, o início do ano letivo de 2025 foi adiado para o grupo e terá início apenas em março.
No ano passado, o transporte escolar foi alvo de diversas reclamações de pais de alunos da zona rural do município. Entre as preocupações denunciadas estava a precariedade dos veículo. “Não tem freio e a porta não funciona; que não tem segurança nenhuma”, disse uma das mães que denunciou a situação.
Este ano, o problema está na licitação para contratação da frota. Segundo relatos de pais de alunos, os veículos não foram disponibilizados, e por isso, as aulas foram adiadas.
A informação foi confirmada pelo prefeito André Bueno Guimarães (PP). “A administração está avaliando medidas emergenciais para assegurar que nenhum aluno fique sem transporte escolar, vez que não haverá tempo hábil para finalização do processo licitatório”, diz trecho da nota enviada ao Jornal Midiamax.
A Prefeitura também diz que o retorno das atividades presenciais será no dia 06 de março de 2025. Já os estudantes da área urbana e das aldeias, terão aula a partir desta terça-feira (18). Segundo, a Prefeitura, para estes alunos, serão disponibilizados veículos que pertencem a frota da Prefeitura.
“Serão assistidos pela frota própria do município – a qual já foi recuperada e revisada, estando disponível para utilização”, afirma em nota enviada à reportagem.
Enquanto as aulas não começam, o alunos farão atividades pedagógicas complementares.
Confira a nota na íntegra
“Tendo a transparência, o respeito ao dinheiro público e à população como norteadora das nossas ações, informamos que a atual administração tem buscado resolver os diversos desafios encontrados desde que assumimos a Prefeitura, como por exemplo a aquisição de medicamentos e outros serviços essenciais para a população de Nioaque.
No ano anterior, o orçamento destinado ao transporte escolar era inferior ao atual, devido ao fato de que, neste ano, os veículos contratados serão mais novos, proporcionando maior conforto e segurança aos estudantes, aliado ao aumento do valor dos combustíveis. Além disso, a administração está avaliando medidas emergenciais para assegurar que nenhum aluno fique sem transporte escolar, vez que não haverá tempo hábil para finalização do processo licitatório. A transparência e o compromisso com a população seguem como pilares fundamentais desta gestão.
À vista do exposto, as aulas iniciarão amanhã, dia 18/02, apenas para os alunos da zona urbana e das aldeias, os quais serão assistidos pela frota própria do município – a qual já foi recuperada e revisada, estando disponível para utilização.
Nesse contexto, preocupados com os alunos da zona rural, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um planejamento pedagógico para minimizar os impactos da falta do transporte escolar, com a disponibilização de APCs (Atividades Pedagógicas Complementares) aos alunos, logo no retorno, com todo o conteúdo desse início, de forma que não tenham nenhum prejuízo.
Por fim, em relação ao início das aulas da zona rural, esclarecemos que o calendário escolar municipal prevê o retorno das atividades presenciais no dia 06 de março de 2025, conforme já informado pela Secretária Municipal de Educação em diversas ocasiões.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a educação e com a qualidade do transporte escolar, assegurando que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir que os alunos da zona rural tenham acesso adequado aos serviços.
Atenciosamente,
Prefeitura de Nioaque