Ninguém quer? Leilão de ônibus velhos do Consórcio Guaicurus não recebe nenhum lance on-line

Em meio a imbróglio onde a Prefeitura Municipal determinou que 197 ônibus do Consórcio Guaicurus deverão ser substituídos ainda no ano de 2025, foram abertos leilões para venda de 17 veículos Mercedes-Benz, de propriedade das empresas Viação Cidade Morena, Viação Campo Grande e Jaguar Transportes Urbanos. Aberto para lances desde janeiro deste ano, ainda não registrou nenhum lance on-line até o momento.
A venda por meio de leilão inclui 16 veículos Mercedes-Benz OF 1722, já baixados do sistema, que estão sendo oferecidos por um lance inicial de R$ 70 mil cada. Entretanto, o mercado ainda não demonstrou interesse, mas o leilão permanece aberto até 4 de março de 2025.
Os lances podem ser feitos diretamente no portal de leilões ou via envio de proposta para o e-mail do leiloeiro, juntamente com a documentação necessária. Segundo os editais, a venda será realizada sem descontos e com pagamento a vista.
Por enquanto, a expectativa é de que os lotes possam receber algum interesse próximo ao encerramento. Resta saber se a situação irá mudar até lá, ou se o leilão será um fracasso para o consórcio.

Situação dos ônibus do Consórcio é motivo de críticas
O mau estado de conservação dos ônibus do Consórcio Guaicurus, concessionária responsável pelo transporte público em Campo Grande, é motivo de críticas e reclamações de usuários há muitos anos.
O sucateamento da frota de ônibus afeta tanto os motoristas quanto os usuários. Em 2023, após a entrega de 71 novos ônibus, a Agereg cobrou punições e iniciou um processo para analisar a idade média dos veículos, mas a situação não melhorou significativamente. Muitos ônibus em circulação têm 11 anos de uso, acima do limite estipulado em contrato.
O Consórcio Guaicurus afirmou que todos os novos ônibus estão em operação e passam por manutenções regulares, embora a execução dessas manutenções possa ser afetada pela disponibilidade de peças ou pela capacidade operacional.
Os ônibus listados no leilão já tiveram suas ‘baixas’ no sistema, porém muitos outros também fabricados no ano de 2010 seguem rodando, tendo ultrapassado os dez anos de limite estabelecidos pelo contrato.
Segundo a página Ligados no Transporte, seguem em circulação 17 veículos com idade limite de dez anos ultrapassada. É o caso dos seguintes veículos: 2319, 2320, 2321, 2323, 2324, 2325, 2326, 2327, 2328, 2329, 2330, 2331, 3011, 3012, 3021, 3022, 3070, 3083 e 4178.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Frota crítica
De alçapão voando a elevador emperrado, em 2024 o Jornal Midiamax registrou diversos momentos desafiadores vividos por quem depende do transporte público, contrariando, totalmente, a informação de que “o serviço do Consórcio Guaicurus é excelente para conforto, acessibilidade, pontualidade, qualidade da frota e pessoal a serviço”.

Acessibilidade é de longe um dos pontos a melhorar quando o assunto é transporte coletivo. Isso porque são frequentes as reclamações de usuários que dependem do elevador para embarcar e desembarcar dos ônibus alegando que ficaram “presos” na condução ou não puderam subir, porque a escada estava emperrada.
Em janeiro de 2024, por exemplo, o auxiliar administrativo, Nelson Corrêa, de 63 anos, não conseguiu desembarcar de um ônibus na Avenida Júlio de Castilho devido ao elevador que havia estrago.
Também em janeiro, um passageiro registrou goteiras em um dos ônibus que presta serviço à população. Nas imagens é possível notar um furo no teto do ônibus 3265 da linha 051, que faz trajeto entre o Terminal Bandeirantes e o Shopping Campo Grande. Na época, ele até ironizou dizendo que estava “refrescante”.
Lotação também é algo diário nas conduções. Nos horários de pico, então, as conduções se transformam em grandes – e abafadas – latas de sardinha.
Em uma das situações relatadas, eram 5h30 quando os passageiros se aglomeravam para entrar na linha 080 (Terminal Aero Rancho / Terminal General Osório).
Movimentos pedem CPI
No início da noite desta quarta-feira (19), movimentos e organizações de Campo Grande realizam uma manifestação para cobrar a instalação de uma CPI para o transporte público.
O evento será organizado na Praça Ary Coelho, a partir das 17h30, na Rua 13 de maio. A pauta é reivindicar que os 19 vereadores campo-grandenses assinem a abertura da CPI.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!