Com insuficiência cardíaca grave, perda da capacidade de manter suas funções normais e suspeita de tromboembolia pulmonar, Selma Regina, de 54 anos, foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande após aguardar por vaga em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) desde o sábado (28). A transferência ocorreu na noite desta quarta-feira (2).
A família de Selma entrou em uma corrida contra o tempo para conseguir uma vaga em hospital, já que, no boletim médico assinado na UPA Moreninha, onde estava internada, o médico classificou o pedido de transferência hospitalar como prioridade 1, devido ao risco iminente de morte.
Preocupação da família
Sem filhos, sendo a principal cuidadora dos pais dela — um casal de idosos de 80 anos — a família de Selma está angustiada com a situação. “Meus avós estão sentindo muita falta, ela é a companheira deles”, conta uma sobrinha de Selma, a estudante de psicologia Fabiana Moreira, de 21 anos.
Os familiares procuraram a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em busca de uma solução. “Nós ajuizamos pela Defensoria Pública uma liminar determinando que ela fosse transferida para o hospital em menos de 24 horas”, relata a sobrinha. A transferência, no entanto, demorou dois dias.
“O coração dela está com o tamanho aumentado, ela está com uma insuficiência cardíaca e uma insuficiência renal, porque o lado esquerdo dela do rim está sobrecarregado, e com muita água no pulmão”, afirma a sobrinha.
Na quarta-feira (2) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao Midiamax que forneceu toda a assistência necessária à paciente na unidade de saúde até que fosse disponibilizada vaga para transferência para uma unidade hospitalar.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***