Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério abre investigação sobre novo caso suspeito de gripe aviária em MS

Caso suspeito foi registrado na cidade de Jardim nesta sexta-feira. Na quinta-feira, primeira suspeita aconteceu em Angélica
Osvaldo Sato -
Caso em Jardim foi em uma criação doméstica (Foto: Ilustrativa, Freepik)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) abriu investigação para mais um caso de síndrome respiratória em aves no estado de . Depois do caso registrado no município de na quinta-feira (22), desta vez a suspeita paira sobre uma ave de criação doméstica em Jardim, distante 235 quilômetros de Campo Grande.

O caso aparece no monitoramento do Mapa como uma “Investigação com coleta de amostras ainda sem resultado laboratorial conclusivo”, somando agora dois casos suspeitos em Mato Grosso do Sul.

Apesar disso, a ave monitorada é oriunda de criação doméstica de subsistência, ou seja, causa menos preocupação para as autoridades sanitárias do País, uma vez que o surgimento de casos netas criações são, de certa forma, comuns.

Assim, as investigações de síndrome respiratória e nervosa das aves, que incluem a aviária, podem se encerrar após avaliação clínico-epidemiológica por um médico-veterinário oficial.

Desta forma, quando consideradas prováveis, amostras vão para análise laboratorial. O diagnóstico conclusivo ocorre no laboratório oficial do Mapa em Campinas, São Paulo.

Atualmente, o Mapa possui 17 casos em investigação em todo o País. A maioria é em criação domésticas de subsistência ou em aves silvestres.

Caso em granja comercial

O problema reside quando a gripe aviária surge em granjas comerciais, como aconteceu no dia 17 de maio, em uma granja na cidade de Montenegro, no .

O estado tem enfrentado a detecção de casos de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP), popularmente conhecida como gripe aviária. O foco foi confirmado em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, marcando o primeiro caso em granja comercial no Brasil desde 2006.

Além disso, o estado registrou outros focos em aves silvestres. São estas cisnes e patos, em locais como a Lagoa Mangueira e o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. 

Iagro tem protocolo de biossegurança

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS) possui um protocolo de biossegurança para casos de síndromes respiratórias em aves.

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, afirmou que “mantém vigilância ativa e atua de forma preventiva, seguindo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com ações de monitoramento, controle e orientação ao setor avícola e à população.”

Além disso, afirmou que “a vigilância é contínua e intensificada em áreas de risco, como regiões com grande presença de aves migratórias ou produção avícola.”

A reportagem voltou a entrar em contato com o órgão e questionou sobre este caso em específico. Até o momento da publicação desta matéria, não obtivemos respostas. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Países suspenderam importações

A confirmação do caso de gripe aviária gerou um impacto econômico significativo, com estimativas de prejuízos que podem chegar a bilhões de reais. O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, viu diversos países, incluindo a China, a , México, Coreia do Sul e outros, suspenderem total ou parcialmente as importações de produtos avícolas brasileiros

Protocolo de 28 dias

O Brasil entra a partir de quarta-feira em um período de observação e controle rigoroso para recuperar seu status de “país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)” pela Organização Mundial de Saúde Animal. Desta forma, o protocolo estabelecido pela OMSA prevê um período de 28 dias a partir do sacrifício das aves e da conclusão dos procedimentos de limpeza e desinfecção na propriedade afetada. 

Durante esse período, as autoridades sanitárias intensificam a vigilância e realizam testes contínuos para garantir que não haja novas ocorrências do vírus H5N1. Somente após a finalização bem-sucedida desse protocolo, sem novos casos confirmados, o país poderá solicitar à OMSA o restabelecimento de seu status sanitário. Isso é crucial para a retomada plena das exportações de produtos avícolas e a confiança dos mercados internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Últimas Notícias

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos