Campo Grande sedia neste sábado (10) uma nova etapa do Meeting Paralímpico, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com o objetivo de desenvolver o paradesporto em todas as regiões do país. Pela primeira vez, o tênis de mesa integra o programa de competições na capital sul-mato-grossense, que também recebe provas de atletismo, natação e bocha.
Ao todo, o evento reúne mais de 170 atletas. Entre os destaques da etapa está o campeão paralímpico Yeltsin Jacques, que participou pela primeira vez do Meeting em Campo Grande. Ao lado do guia Maurinaldo dos Santos, ele completou os 1.500 metros em 4 minutos e 2 segundos.
“É a primeira vez que posso correr em casa nesse evento, porque geralmente coincide com competições internacionais. No ano passado, por exemplo, eu estava indo para o Mundial no Japão. Desta vez, consegui participar aqui na pista onde treino diariamente. Essa pista é especial para mim, confortável, macia, ajuda a prevenir lesões — e isso é essencial para uma carreira longa como a minha”, afirmou o atleta.
Melhor marca do ano

De Mato Grosso do Sul para o mundo, Yeltsin é um dos principais nomes do paradesporto brasileiro. Na Paralimpíada de Paris 2024, ele conquistou o ouro nos 1.500m e o bronze nos 5.000m pela classe T11 (deficiência visual), quebrando ainda o recorde mundial dos 1.500 metros com o tempo de 3min55s82. No mesmo ano, levou o ouro no Mundial de Kobe, no Japão, também nos 5.000m. Além disso, em Tóquio 2021, já havia subido duas vezes ao lugar mais alto do pódio.
“Fizemos nossa melhor marca do ano nos 1500 metros. Seria também nos 5.000, mas meu guia acabou sentindo o tendão nos últimos 1.000 metros. Optamos por não forçar para não comprometer o desempenho no Campeonato Mundial, onde nosso foco é conquistar a medalha de ouro. Mesmo assim, essa prova nos colocaria em primeiro do ranking mundial”, disse Yeltsin.
Meeting Paralímpico

Realizado desde 2021, o Meeting Paralímpico é uma reformulação dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, realizados desde 2005. A edição de 2025 passará por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal entre abril e agosto, com o compromisso de descentralizar o paradesporto e o incentivo a novos talentos.
Em Campo Grande 173 atletas participam das competições — entre estreantes e nomes do alto rendimento — participam das disputas, distribuídas em três pontos da cidade. As provas de atletismo ocorrem no Parque Ayrton Senna, com 114 competidores. Já as partidas de tênis de mesa e bocha reúnem, respectivamente, 12 e 10 atletas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A natação acontece na Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), com 37 inscritos.
Além das competições de alto rendimento, Campo Grande é palco de Seletivas Estaduais para as Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e o Intercentros — competição voltada a crianças de 7 a 10 anos participantes dos Centros de Referência do CPB.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.