A Santa Casa de Campo Grande é referência em ortopedia em Mato Grosso do Sul, mas a atual restrição no atendimento atinge principalmente esses pacientes. Desde o início da semana, o hospital suspendeu os atendimentos.
Nesta sexta-feira (16), a Santa Casa mantém a restrição no atendimento, que não tem data para terminar. Em relação aos pacientes ortopédicos, são aceitos apenas “casos de urgência e emergência de referências exclusivas”.
Os atendimentos foram suspensos no sábado (10), em razão do desabastecimento grave de insumos no centro cirúrgico, risco iminente de desassistência grave e potencial risco de agravamento clínico e óbito.
Atendimento prejudicado
Na ocasião, o hospital afirmou que a decisão foi tomada com base “na responsabilidade legal e ética”, que tem a “obrigação de zelar pelas condições de atendimento adequado, seguro e humanizado aos pacientes, e de intervir sempre que tais condições forem ameaçadas, inclusive por meio da suspensão parcial ou total dos atendimentos, quando justificada a incapacidade temporária de resposta do serviço”.
Com os atendimentos suspensos, mantêm-se apenas as emergências da neurocirurgia e IAM (infarto agudo do miocárdio) com Supra de ST, além do acompanhamento contínuo dos pacientes já internados ou em estado crítico sob cuidados da Santa Casa e de suspeitas de SRAG (síndrome respiratória aguda grave), que tem afetado principalmente as crianças.
***
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!