Pular para o conteúdo
Cotidiano

Situação no pronto-socorro ameniza, mas Santa Casa mantém suspensão de atendimentos

Atendimentos foram suspensos no sábado (10) e uma nova avaliação sobre condições do hospital será feita na terça-feira (13)
Aline Machado -
Santa Casa de Campo Grande (Madu Livramento, Midiamax)

Atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil continuam suspensos na Santa Casa de . Nesta segunda-feira (12), o afirmou que a situação está “abrandada”, porém não há data para que as atividades no setor sejam restabelecidas.

Em nota, a Santa Casa afirmou que a decisão de suspensão dos atendimentos “atinge em especial os pacientes ortopédicos”. Até que a situação seja normalizada, serão admitidos “apenas casos de urgência e emergência de referências exclusivas”.

Os atendimentos foram suspensos no último sábado (10) em razão do desabastecimento grave de insumos no centro cirúrgico; risco iminente de desassistência grave; e potencial risco de agravamento clínico e óbito.

Na ocasião, o hospital afirmou que a decisão foi tomada com base “na responsabilidade legal e ética”, que tem a “obrigação de zelar pelas condições de atendimento adequado, seguro e humanizado aos pacientes, e de intervir sempre que tais condições forem ameaçadas, inclusive por meio da suspensão parcial ou total dos atendimentos, quando justificada a incapacidade temporária de resposta do serviço”.

Com os atendimentos suspensos, mantem-se apenas as emergências da neurocirurgia e IAM ( Agudo do Miocárdio) com Supra de ST, além do acompanhamento contínuo dos pacientes já internados ou em estado crítico sob cuidados da Santa Casa e suspeitas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que tem afetado principalmente as crianças.

A Santa Casa informa que fará uma nova avaliação do cenário na terça-feira (13). Confira a nota:

“A Santa Casa esclarece que o pronto-socorro teve a restrição abrandada, porém, mantida ainda sem data definida de reestabelecimento. A restrição atinge em especial os pacientes ortopédicos, cuja entrada se restringirá, APENAS a casos de urgência e emergência de referências exclusivas. Amanhã, 13/05, nova avaliação será realizada diante do cenário para saber se haverá ou não mudança no status”.

Já sobre a questão de pagamentos de recursos, a Santa Casa afirma que os valores foram pagos na última semana e que “os atendimentos estão sendo restabelecidos gradativamente”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é esfaqueado durante confusão em bar na Avenida das Bandeiras

tempo

Sábado será marcado por tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul

Idoso desaparece em Dourados após sair para comprar refrigerante

1872 – José Antônio Pereira descobre Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Assessoria

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala médica deste sábado nos postos de saúde da Capital

Algumas unidades não têm atendimento infantil hoje

Polícia

Brasileiro procurado por roubo qualificado em MS é preso no Paraguai

Criminoso é acusado de envolvimento em assalto a uma loja de celulares ocorrido em 11 de julho de 2023 na cidade de Bela Vista

Cotidiano

Mercadão Municipal recebe plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Para se imunizar, é necessário estar munido com documento de identificação com foto

Mundo

Brasileira cai em trilha e aguarda horas por resgate na Indonésia

Juliana Marins aguarda resgate há mais de dez horas