Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Fato ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
Osvaldo Sato -
Incidente foi registrado na súmula da partida (Foto: Reprodução)

Mais um caso de injúria racial foi registrado nos campos de de . Fato que não pode ser normalizado ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em .

A partida foi válida pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-15 e a vítima foi o árbitro Francis da Silva Bandeira, de 35 anos , que foi alvo de ofensas racistas durante a partida.

O incidente ocorreu aos 2 minutos do segundo tempo, quando o árbitro marcou uma falta. Nesse momento, um torcedor do Naviraiense, gritou os seguintes termos: “toma vergonha na sua cara preta, seu safado, bandido”.

Diante das ofensas, o árbitro Francis Bandeira paralisou a partida e acionou o delegado do jogo, Neuri Carvalho, que chamou a Polícia Militar. Antes da chegada da polícia, o ofensor se evadiu do local.

O árbitro registrou a ocorrência na delegacia e também na súmula da partida. A denúncia, conforme o boletim de ocorrência, é de injúria qualificada por raça, cor, etnia ou origem. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

As partes foram citadas e intimadas para sessão de instrução e julgamento, que será realizada na quarta-feira (27), às 18h30, em Plenário virtual. O público pode acompanhar a sessão ao vivo pelo canal do Youtube da FFMS.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o Naviraiense e questionou sobre a afiliação do autor com a equipe, pois ele foi identificado na súmula como sendo membro da diretoria. Até o momento desta publicação, não obteve retorno, mas o espaço segue aberto para posicionamento.

Já a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) emitiu nota oficial repudiando o fato.

Nota oficial da FFMS

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) emitiu uma nota oficial repudiando veementemente o ato de injúria racial sofrido pelo árbitro. A nota destaca que o futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e diversidade, e que “ é crime e precisa ser combatido em todas as esferas da sociedade, inclusive dentro do esporte”.

A federação informou que toda a documentação da partida, incluindo a súmula e o relatório do delegado do jogo, será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) para que as medidas cabíveis sejam tomadas com o máximo rigor. A FFMS reafirmou seu compromisso em lutar permanentemente contra o racismo e qualquer forma de preconceito.

Casos recorrentes

Em uma partida do campeonato estadual da Série A de 2025, realizada em março, mais um caso de injúria racial foi registrado nos campos de futebol sul-mato-grossenses.

Segundo denúncia da Procuradoria da Justiça Desportiva de MS, o incidente ocorreu na partida entre Águia Negra e Corumbaense, válida pela primeira fase da competição.

O documento menciona que foram proferidas expressões injuriosas e ofensivas, como “escravo”, “preto” e “macaco“, dirigidas a um jogador durante o seu aquecimento antes do jogo, sendo presenciadas e testemunhadas por um gandula.

Anteriormente, no mesmo mês, a mãe de um atleta denunciou injúrias raciais proferidas por um torcedor durante a partida entre Pantanal e Náutico, válida pelo torneio juvenil MS Cup. As palavras utilizadas incluíam “preto”, “macaco”, além de outros xingamentos de teor racista. Após o tumulto, a partida foi paralisada e a organização do torneio excluiu ambas as equipes da competição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Arquivo Midiamax)

Após negativa do Iphan, Prefeitura promete reunião sobre projeto milionário na Feirona

Projeto de lei quer feriado prolongado para mães atípicas de MS

Embriagado, condutor perde controle de veículo e destrói fachada de barbearia em Coxim 

Dado Dolabella explica agressão contra Luan Pereira: ‘Mal-entendido’

Notícias mais lidas agora

13

Com recorde de inscrições, aniversário de Campo Grande deve reunir 30 mil pessoas

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Jovem é jogada de carro em movimento pelo marido durante agressão em Corumbá

Inscrições para processo seletivo da prefeitura de Nova Andradina vão até terça-feira

Últimas Notícias

Polícia

Após dois anos, execução na Vila Sobrinho fica sem solução em Campo Grande

Investigação da Polícia Civil não identificou autor do crime, que deixou outros dois homens feridos

Esportes

Seleção feminina leva susto, mas vira sobre a França e avança às oitavas no Mundial de vôlei

Brasil apresentou falha no sistema defensivo, mas conseguiu virar para ir às oitavas de final

Mundo

Venezuelanos participam de jornada de alistamento convocada por Maduro em meio à tensão com EUA

Trump enviou três navios de guerra dos Estados Unidos em direção ao Caribe para combater o narcotráfico na região

Brasil

Com boneco de Bolsonaro nas mãos, Tarcísio diz que tempo trará justiça a ex-presidente

Governador de São Paulo diz que Bolsonaro sofre injustiça por conta da prisão domiciliar