Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira; Midiamax terá 3ª edição do Gabaritei

Saiba como se preparar para o Enem 2025 com a ajuda do Jornal Midiamax
Priscilla Peres -
Midiamax terá minicurso preparatório para estudantes (Arquivo, Midiamax)


Estão abertas a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para o (Exame Nacional do Ensino Médio) e há novidades. Alunos da educação pública ou que querem usar o Enem como conclusão do ensino médio, estão isentos da taxa de R$ 85.

É possível se inscrever para o exame até o dia 6 de junho, com pagamento da taxa até 11 de junho. A grande novidade é que todos os alunos inscritos no 3° ano do Ensino Médio terão pré-inscrição automática no Enem.

O candidato precisará, apenas, acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. No entanto, os estudantes do 1° e 2° ano, ou que já concluíram o ensino médio, ainda precisarão preencher a solicitação de inscrição.

Quem está isento da taxa?

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 se encerrou em maio, mas há algumas categorias que não precisam pagar o boleto. Na verdade, o MEC explica que ao fazer a inscrição, grupo de pessoas nem terá boleto emitido.

  • Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do (CadÚnico). 
  • Também não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição.

Cursinhos preparatórios de universidades públicas de já encerraram as inscrições, mas outros devem ser abertos em demais instituições. Fique atento!

Aplicação de provas

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, na maior parte do país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido a COP 30.

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição. Este atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.

Por fim, travestis, transexuais e transgêneros, antes de se inscrever, deverão verificar as informações pessoais junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.

Gabaritei do Midiamax

Neste ano, o Jornal Midiamax realiza a 3ª edição do Gabaritei, com aulas ao vivo de revisão do conteúdo por matéria e reprises até a data da prova. Gabaritei conta com conteúdo multimídia, em texto e vídeos (curtos e longos) para você estudar da forma como achar melhor.

As aulas ao vivo vão ocorrer entre os dias 13 e 24 de outubro, sendo:

13/10 – 19/10: Conteúdos de ciências humanas e linguagens e códigos
20/10 – 24/10: Conteúdos de exatas e ciências biológicas

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista consegue fugir e abandona carro com 835 Kg de maconha na BR-163

Bolsa aproxima-se de recorde com recuo de prévia da inflação

Yudi Tamashiro revela motivo de ter pedido orações para sua família

Saiba o que está escrito em carta deixada por Silvio Santos

Notícias mais lidas agora

Peça-chave em fraudes, empresário marcava encontros com ex-adjunto da SED para repassar propina

prefeitura

Com maioria, Justiça Eleitoral absolve chapa da prefeita Adriane Lopes

‘Me livrei de um problema’: pai estaria planejando matar mãe e bebê carbonizadas há dois meses

Corpo de pescador que havia desaparecido no Rio Amambai é encontrado

Últimas Notícias

Esportes

Vasco define no 1º tempo, vence o Melgar e se garante nos playoffs da Sul-Americana

Vasco carimbou seu passaporte para a repescagem da Copa Sul-Americana

Le Blog Maria Antonia

Separação inesperada: Virginia e Zé Felipe colocam filhos em primeiro lugar após fim do casamento

O casal Virginia Fonseca e Zé Felipe anunciou nesta terça-feira (27) que está se separando. A notícia pegou os fãs de surpresa e foi divulgada por meio de um comunicado conjunto nas redes sociais. Apesar do término, os dois afirmaram que continuam unidos pelo amor e cuidado com os três filhos: Maria Alice, Maria Flor … Continued

Trânsito

Acidente entre moto e Fiat Toro mata mulher na BR-163

As causas e dinâmicas da colisão são apuradas

Brasil

Câmara aprova aumento de pena para crime contra profissionais de saúde

A proposta tipifica como hediondo o crime de homicídio contra esses profissionais