Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inocência supera Campo Grande na geração de novos postos formais de trabalho em março

Cidade do interior leste do estado gerou 585 novas vagas formais de trabalho, impulsionada pela instalação da Arauco no município
Osvaldo Sato -
Rotatória localizada na entrada da cidade (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A cidade de , a 330 quilômetros de , superou a capital na geração de empregos formais no mês de março. Enquanto a cidade do interior teve novas 585 vagas formais com carteira assinada, Campo grande teve 569 novos postos.

O desempenho de Inocência é impulsionado pela aceleração das obras da Arauco, a multinacional chilena de celulose que está instalando uma grande unidade industrial no município. A chegada da empresa tem injetado um novo dinamismo na economia local,

Desde o início da fase de terraplanagem, em junho de 2024, a cidade já recebeu um acréscimo de 4,8 mil moradores, entre trabalhadores da construção da unidade industrial (2,8 mil) e da área florestal (2 mil).

A expectativa é que o pico das obras ocorra em 2026, quando a população de Inocência pode chegar a 32 mil pessoas. Após a inauguração da fábrica, prevista para 2027, a estimativa é que o número de habitantes se estabilize entre 18 mil e 22 mil.

A Arauco realizou recentemente o lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em Inocência, com um investimento de US$ 4,6 bilhões na planta. A unidade terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas anuais de celulose de fibra curta e ocupará uma área de 3.500 hectares. A empresa também planeja investimentos em sustentabilidade e em soluções logísticas, incluindo a construção de 47 km de ferrovia para ligar a fábrica a uma linha já existente e a criação de um terminal.

MS apresenta saldo positivo

Assim como em Inocência, o estado de como um todo apresentou um resultado positivo na geração de empregos em março, com a criação de 1.114 novos postos formais, de acordo com os dados do Novo divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Esse resultado coloca Mato Grosso do Sul em evidência na região, especialmente quando se considera o acumulado do primeiro trimestre de 2025, que já soma 12.584 novas vagas com carteira assinada.

Em março, o setor de Serviços foi o principal motor da geração de empregos no estado, com um saldo de 1.613 novas vagas. A Indústria (550) e a Construção (453) também contribuíram positivamente. Por outro lado, o Comércio (-466) e a (-1.036) registraram saldos negativos no período.

A maioria das novas vagas em Mato Grosso do Sul foi ocupada por mulheres (1.078), e o nível de escolaridade predominante entre os contratados foi o ensino médio completo (814). Os jovens entre 18 e 24 anos foram o grupo com o maior saldo de vagas no estado, com 827 oportunidades.

Além de Inocência e Campo Grande, outros 39 municípios sul-mato-grossenses também fecharam o mês de março com saldo positivo na geração de empregos.

Em âmbito nacional, o Brasil registrou a criação de 71,5 mil postos de trabalho com carteira assinada em março de 2025. No acumulado do primeiro trimestre do ano, o país gerou 654 mil empregos formais, e nos últimos 12 meses, o saldo é de 1,6 milhão de vagas.

Desde janeiro de 2023, o país contabiliza quase 3,8 milhões de novos empregos com carteira assinada, atingindo o maior estoque da história, com 47,857 milhões de trabalhadores formalizados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Últimas Notícias

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações