O ICEC (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande caiu e passou para a zona negativa em março de 2025. Considerado positivo quando acima de 100 pontos, o indicador chegou aos 98,2 neste mês, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A última vez que o índice havia ficado abaixo dos 100 pontos foi em agosto de 2020. No mês passado, o valor chegou aos 102 pontos e, em março de 2024, era de 105,2.
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, a queda demonstra os desafios que o empresário têm enfrentado.
“O ano de 2025 parece estar mais desafiador para o empresário, que deverá tomar decisões mais cautelosas”, disse a economista. No cenário nacional, o índice também caiu.
Cenário global
As condições da economia nacional são um dos indicadores que registraram retração, já que para 40,4% dos comerciantes elas pioraram muito e para 31,9% elas pioraram pouco.
Somente 15,7% dos comerciantes que participaram do levantamento consideraram o cenário um pouco melhor e menos ainda, 2%, consideraram que as condições atuais da economia brasileira melhoraram muito.
Expectativas para o futuro
Quando perguntados sobre a expectativa futura para a economia brasileira, o pessimismo continua prevalente.
Entre os comerciantes, 33,8% creem que vai melhorar um pouco, 21,3% acreditam que vai piorar um pouco e outros 23,8% acreditam que vai piorar muito.
O indicador “expectativa para a empresa” apontou que 41% dos empresários acreditam que vai “melhorar um pouco” e que “vai melhorar muito” para outros 29,3%.
Já em relação à expectativa para o comércio, a maioria dos empresários participantes, 41%, disseram acreditar que o cenário vai melhorar um pouco.
Já outros 29,3% são ainda mais otimistas e creem que vai melhorar muito, contra 13,3% que acreditam que vai piorar muito e 16,4% que acreditam que vai piorar um pouco.
“O ICEC é um indicador antecedente de vendas do comércio, a partir do ponto de vista dos próprios empresários. Por isso, essa percepção é importante. Percebemos como o cenário nacional impacta o local”, diz Regiane.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.