Governo autoriza contratação de 1,9 mil pessoas na Funai para atuar na desintrusão de terras indígenas

Contratações serão para apoio às ações de proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
funai
Fiscalização Funai (Divulgação)

Portaria conjunta do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) com o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) autoriza a contratação de até 1.938 novos profissionais pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) para atender a necessidade temporária por tempo determinado.

As contratações são para atividades destinadas à proteção e à promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial das terras indígenas, e ao cumprimento das decisões relacionadas às Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, 760 e 991 e de outras sentenças judiciais que determinam a realização de operações de desintrusão e de fiscalização de grande monta em Terras Indígenas, no âmbito da Funai.

O recrutamento das pessoas dependerá de prévia aprovação das candidatas e dos candidatos em processo seletivo simplificado para a Funai e para o DEC, ou, quando couber, mediante análise curricular.

Caberá à Funai observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em processos seletivos simplificados e assegurar que as ações e procedimentos previstos no certame estejam alinhados ao alcance da efetividade das políticas propostas por cada pasta.

A Funai definirá também a remuneração das pessoas a serem contratadas por meio dos seus respectivos certames. O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para os processos seletivos simplificados será de até seis meses.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados