Governo autoriza contratação de 1,9 mil pessoas na Funai para atuar na desintrusão de terras indígenas
Contratações serão para apoio às ações de proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Portaria conjunta do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) com o MPI (Ministério dos Povos Indígenas) autoriza a contratação de até 1.938 novos profissionais pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) para atender a necessidade temporária por tempo determinado.
As contratações são para atividades destinadas à proteção e à promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial das terras indígenas, e ao cumprimento das decisões relacionadas às Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, 760 e 991 e de outras sentenças judiciais que determinam a realização de operações de desintrusão e de fiscalização de grande monta em Terras Indígenas, no âmbito da Funai.
O recrutamento das pessoas dependerá de prévia aprovação das candidatas e dos candidatos em processo seletivo simplificado para a Funai e para o DEC, ou, quando couber, mediante análise curricular.
Caberá à Funai observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em processos seletivos simplificados e assegurar que as ações e procedimentos previstos no certame estejam alinhados ao alcance da efetividade das políticas propostas por cada pasta.
A Funai definirá também a remuneração das pessoas a serem contratadas por meio dos seus respectivos certames. O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para os processos seletivos simplificados será de até seis meses.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Morador de rua é esfaqueado e tem vísceras expostas no centro de Campo Grande
- Inquilina de MS descobre que dona entrava em ‘apê’ enquanto ela não estava: ‘Duas voltas na chave’
- Jovem diz que era agredida e matou marido a pauladas para se defender
- Nas redes sociais, amigos e familiares prestam homenagens a despachante morto esmagado pelo próprio carro
Últimas Notícias
Com salários de R$ 2,9 mil, prefeitura de Angélica abre seleção para professores
As vagas são destinadas a professores de artes, educação infantil, educação física, ensino fundamental, educação financeira e inglês
Atividades do Poder Judiciário retornam na próxima semana com fim do recesso forense
Prazos processuais, realização de audiências e sessões de julgamentos estavam suspensos durante recesso
Thiago Nigro mostra feto de Maíra Cardi após aborto espontâneo: “Ela expeliu”
Após Maíra Cardi sofrer aborto, Thiago Nigro compartilha registro do feto no chão do banheiro; atitude causou polêmica nas redes sociais
Jovem desmarca com garota de programa e é obrigado a fazer PIX em Dourados
Após ameaças, vítima teve que fazer transferência no valor de R$ 350,00
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.