Antes das 6h desta sexta-feira (7), passageiros da linha 506 enfrentaram mais um perrengue com o Consórcio Guaicurus. O ônibus começou a esfumaçar, colocando em risco o transporte dos passageiros que iam para o trabalho, em Campo Grande.
Segundo passageiros que entraram em contato com o Jornal Midiamax, o motorista do ônibus agiu rápido ao ver a fumaça, estacionou, pediu um veículo de reposição e se dedicou a ajudar os passageiros a chegar no horário no trabalho.
“Até às 6h20 não havia chegado o ônibus para fazer a troca, porém o motorista foi parando os que iam passando como o 507 que passava aquele horário e logo atrás vinha o 506 do próximo horário”, conta passageiro.
Frota sucateada e vencida
O Consórcio Guaicurus deve substituir 197 ônibus em 2025, garantindo o cumprimento do contrato de concessão firmado em 2012 entre a concessionária e o executivo. A nova frota é referente aos 99 ônibus previstos para 2025, além de 98 que deveriam ter sido renovados em 2024. Vale lembrar que a última entrega de frota foi realizada em 2023. Na época, Campo Grande recebeu 71 veículos.
Conforme a Agereg, a frota de transporte coletivo na capital conta com 460 veículos. Embora o contrato assegure que a média de idade dos ônibus seja de até 5 anos, basta sair na rua para conferir que essa está longe de ser a realidade, visto o sucateamento de quase toda a frota. Sobre isso, a Agência explicou que há uma tolerância da idade máxima permitida prevista, de 15 anos para veículos articulados e 10 anos para os demais.
Lotação sem fim em ônibus
No dia 18 de fevereiro, o Jornal Midiamax noticiou a superlotação dos ônibus do Consórcio Guaicurus, no horário de pico, em Campo Grande. A situação é pior nas linhas 85, 070, 087 e 061, sentido bairro-centro. Mas quem depende do transporte público afirma que o problema continua.
“O consórcio disse que estava estudando o caso, porém não houve nenhuma mudança, não colocaram mais ônibus ou um ônibus maior, continua lotado todos os dias, causando empurra empurra na hora de entrar, trazendo transtornos para pessoas idosas e trabalhadores”, afirma leitor.
Vale lembrar que a tarifa do transporte público de Campo Grande já está com reajuste, que passou de R$ 4,65 para R$ 4,95.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!