Pular para o conteúdo
Cotidiano

Equipes contêm estragos, mas consertos só acontecem após final das chuvas, diz Miglioli

Secretário visitou áreas de alagamentos e não constatou estragos na maior parte dos pontos
Lethycia Anjos, Carol Leite -
Miglioli
Miglioli esteve em pontos afetados pela chuva (Nathália Alcântara, Midiamax)

registrou cerca de 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que provocou diversos transtornos na cidade, incluindo alagamentos, erosões e o surgimento de novas crateras. Na manhã desta sexta-feira (25), o secretário da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli, falou com a imprensa sobre as ações emergenciais e o planejamento de recuperação das áreas afetadas.

Apesar da intensidade da chuva, ele destacou que pontos críticos como o Lago do Amor e a não sofreram danos graves.

“Já temos um levantamento preliminar. No Lago do Amor, a água passou por cima da pista, mas o serviço segurou bem e não houve comprometimento. Na Guaicurus também não tivemos problemas graves como da outra vez”, explicou Miglioli.

Crateras e desmoronamento na Ernesto Geisel

Estragos da chuva
Cratera na Ernesto Geisel (Nathália Alcântara, Midiamax)

Na Avenida Ernesto Geisel, o Córrego Segredo transbordou e abriu crateras na via. Em um dos trechos, o desmoronamento ocorreu em frente à obra inacabada do , no bairro Cabreúva. Com a força da enxurrada, uma parede de concreto cedeu, levando junto a estrutura de proteção da margem.

“Estivemos nos dois pontos da Ernesto Geisel onde houve desabamento das placas de concreto. A obra do Belas Artes é mais simples e vamos iniciar a recuperação imediatamente. Já o trecho próximo ao Hospital Alfredo Abraão exige uma intervenção mais complexa, mas já estamos providenciando os materiais necessários”, afirmou o secretário.

No trecho próximo ao Hospital Alfredo Abraão, entre a Ernesto Geisel e a Rua Marechal Rondon, os dois sentidos da via estão interditados após o desabamento da parede de contenção.

Moradores ilhados no Chácara dos Poderes

cratera
Tubulações de concreto (Fala Povo Midiamax)

Uma das situações mais críticas ocorreu no bairro Chácara dos Poderes. Moradores ficaram ilhados após a enxurrada abrir grandes crateras nas vias de acesso, arrastando inclusive tubulações de concreto.

Em relato, uma moradora alertou sobre o risco de desmoronamento no cruzamento das ruas NE1 com EW2. “A parte que parece firme é puro atoleiro. Cabe um carro inteiro dentro do buraco”, contou.

Conforme Miglioli, a situação no bairro se agravou com o volume acumulado de chuva. “Ali é um ponto mais complicado. Houve ruptura da pista e vamos precisar de uma intervenção mais pesada. Mas, para isso, dependemos de São Pedro colaborar um pouco com a gente. Não está fácil essa situação de chuva em Campo Grande”.

Cratera em via recém-construída

Cratera impede passagem de ciclistas (Eser Caceres, Midiamax)

Na Wilson Paes de Barros, avenida recém-construída para ligar os bairros São Conrado e Inápolis, a força da chuva destruiu parte da ciclovia, revelando a fragilidade da obra mesmo antes da inauguração.

Imagens registradas no local mostram metade da ciclovia ‘engolida’ pela cratera. Questionado, Miglioli esclareceu que a responsabilidade é da empresa construtora.

“Aquilo é uma obra ainda em execução. A tubulação usada ali é do tipo TAD, que não é comum em Campo Grande e precisa vir de fora. A empresa já está ciente e irá providenciar os reparos, por isso, sem custo para o município”, explicou.

Vale lembrar ainda que moradores da região haviam alertado sobre o acúmulo de água pluvial no local, causado pela ausência de um sistema de drenagem eficiente.

Obras no Lago do Amor

Passarela desmoronou durante temporal (Nathalia Alcântara, arquivo Jornal Midiamax)

Ainda sobre o Lago do Amor, Miglioli ressaltou que o término das obras depende das boas condições climáticas. Em março deste ano, parte da calçada e da via — reformadas por R$ 3,8 milhões — desmoronaram após um temporal. O trecho, que já havia sido danificado em janeiro de 2023, segue em obras.

“Aqui no Lago do Amor, o serviço está praticamente pronto. O único ponto que falta é a calçada. Mas não conseguimos concluir por causa da chuva. Está muito difícil planejar, porque obra e chuva não combinam. E infelizmente, Campo Grande tem registrado chuvas intensas com muita frequência, o que atrapalha diretamente nossa atuação”, afirmou o secretário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO mostra momento em que motorista na contramão bate em corredor de ônibus na Rui Barbosa

Trump sofre reveses na Justiça em políticas para imigração, reforma eleitoral e diversidade

Dentro do prazo, empreiteira terá que consertar ciclovia desmoronando no São Conrado

Por que Collor foi preso? Entenda a decisão de Moraes

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Filha de Bia Miranda é entubada após parto prematuro: ‘Estou desesperada’

Últimas Notícias

Pimenta

De olho nas eleições, turma do fogo amigo já escolheu ‘pasta-problema’ em MS

Facção eleitoral usa fogo amigo para garantir lucros durante campanha de 2026 em Mato Grosso do Sul

Brasil

Equipe médica de Bolsonaro descarta complicações pós-cirúrgicas

Boletim informa que não há necessidade de novos procedimentos

Cotidiano

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Em 2010, onça fugiu por duas vezes do CRAS; Governo esclarece se há risco de fuga do animal que teria matado caseiro no Pantanal

Polícia

Primeira audiência sobre feminicídio da jornalista Vanessa acontece nesta sexta-feira em Campo Grande

Caio Nascimento se tornou réu pelo crime em março deste ano