Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avenida que liga o São Conrado ao Jardim Inápolis nem foi inaugurada e já tem cratera e alagamentos

Cratera ameaça segurança de ciclistas e trechos de alagamentos surgem todas as vezes que região recebe chuvas mais fortes
Osvaldo Sato -
Cratera impede passagem de ciclistas (Eser Caceres, Midiamax)

A recém-construída avenida que visa conectar os bairros São Conrado e Inápolis, em , mal saiu do papel e já apresenta problemas estruturais. Moradores registraram nesta segunda-feira (21) o surgimento de uma cratera que engoliu parte da ciclovia, expondo a fragilidade da obra, antes mesmo de sua inauguração oficial.

As imagens mostram um grande buraco, com metade da ciclovia desbarrancada. Além do dano estrutural, relatos e fotos evidenciam outro problema recorrente na nova avenida: o acúmulo de água pluvial na ciclovia.

A ausência de um sistema de eficiente transforma trechos da pista em verdadeiras poças, dificultando a passagem de pedestres e ciclistas e gerando riscos de acidentes. A situação se agrava com a grande quantidade de lama que invade a ciclovia, tornando o percurso ainda mais complicado e sujo.

Prefeitura se posiciona

Diante disso, a reportagem do Jornal Midiamax questionou a Prefeitura Municipal se possuía conhecimento do surgimento da cratera e, ainda, questionou as causas do problema de .

Em resposta, a Prefeitura informou que a (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) enviará equipe técnica ao local para avaliar o que provocou o desbarrancamento. A partir disso, definirá as ações que serão executadas para a solução do problema.

“Quanto a água na ciclovia, na execução do projeto foram feitas várias bocas de lobo para absorver a água da chuva. Ocorre que na região o lençol freático é superficial (em alguns pontos com um metro já se encontra água) e quando chove muito o solo não consegue absorver a água com rapidez, com isso ela acaba indo para o canteiro e a avenida e a ciclovia”, diz a nota da Prefeitura.

Risco deveria ter sido previsto?

Pode-se esperar que um projeto desta magnitude preveja características geológicas e hidrológicas da área, prevenindo problemas como a dificuldade de escoamento da água da chuva.

Se a constatação de que o lençol freático superficial seria um fator determinante para os alagamentos na ciclovia, como apontado pela Prefeitura, esta condição poderia ter sido prevista e mitigada desde o início do projeto.

Apesar de ter informado que o projeto previa bocas de lobo para escoar a água, a Prefeitura de Campo Grande foi novamente contactada para responder se previa também as condições hidrológicas citadas (como o caso do lençol freático). Até o momento da publicação, não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para posicionamentos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para estágio na Comarca de Nova Alvorada do Sul encerram dia 27

banco central

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Dólar fecha quase estável, a R$ 5,50, em dia de cautela com Fed e Copom

VÍDEO: Padrasto é preso após agredir enteada de 2 anos em MS

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

secretários israel

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Você sabia? Inverno em MS inicia na noite de quinta-feira, precisamente às 22h42

Últimas Notícias

Brasil

‘Foi mais um dia de terror’, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

O temporal reavivou o trauma de maio do ano passado

Polícia

VÍDEO: mulher ateia fogo em casa na Vila Bordon

O fogo ficou muito alto mas não passou para residências vizinhas

Le Blog Maria Antonia

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

FDA aprova primeiro medicamento do mundo para prolongar a vida de cães!!! Uma nova era na medicina veterinária está prestes a começar. A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, deu um passo histórico ao aprovar o primeiro medicamento com evidência de eficácia para prolongar a vida de cães saudáveis. Trata-se do LOY-002, desenvolvido pela startup … Continued

Cotidiano

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Lançamento do livro foi realizado na Galeria de Desembargadores do TJ-MS