Entulhos, fogo em lixeira e pichação: moradores denunciam vizinho por importunação e ameaça em Campo Grande

Episódios ocorrem há dois meses. Homem afirma ter esquizofrenia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Moradores denunciam vizinho na Vila Piratininga (Reprodução, Leitor Midiamax)

Moradores do bairro Vila Piratininga, em Campo Grande, denunciam um vizinho, de 56 anos, por importunação e ameaça. Conforme uma moradora, que não será identificada, o homem constantemente descarta entulhos na rua, ameaça outros moradores e, na noite de quarta-feira (8), tentou atear fogo na casa de um idoso.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O pesadelo dos moradores começou há dois meses, quando o homem se mudou para a residência, que é alugada. Conforme a vizinha, diversos moradores já registraram boletim de ocorrência.

Imagens captadas por câmeras de segurança mostram que na manhã de 17 de dezembro, o acusado aborda um homem, munido com uma faca, e inicia uma discussão. Enquanto gesticula, aponta o objeto para o outro, que não revida.

Já no dia 6 de janeiro, as imagens mostram o homem sentado em uma cadeira, na frente de sua residência, enquanto a rua está lotada por entulhos que, segundo a moradora, ele mesmo colocou. Um carro de autoescola passa pelo local, mas precisa manobrar o veículo devido à obstrução da via. Três minutos depois, o autor é flagrado arrastando os entulhos para dentro de seu quintal.

Imagens captadas em dias diferentes mostram ainda o morador esvaziando um extintor de incêndio na rua, que por sua vez está tomada por lixo; pichando o portão de um vizinho e ateando fogo na própria lixeira.

Fogo em terreno

O episódio mais recente ocorreu na tarde de quarta-feira (8), quando o homem ateou fogo no terreno de um vizinho.

“Nossa rua está um terror. Ele pulou o muro do vizinho e ateou fogo porque queria queimar a casa. Esse vizinho mora há mais de 40 anos nesse endereço, não mexe com a vida de ninguém, é um vizinho que a gente não tem o que falar dele. E hoje ele me pediu tremendo, pra fazer alguma coisa, pelo amor de Deus, dizendo que esse homem ia matar ele”, conta.

Muro queimado após homem atear fogo (Reprodução, Leitor Midiamax)

Conforme a moradora, a polícia foi acionada na madrugada desta sexta-feira (10) após o homem esvaziar um extintor de incêndio na rua novamente. “Ele aterrorizou de novo. Veio um monte de carro da polícia aqui. Tentaram conversar com ele, não conseguiram. Ele começou a jogar coisas nos policiais, aí chamaram o Samu. Disseram que ele está em uma UPA, mas a casa dele está aqui, toda aberta”, afirma.

Alguns moradores do bairro dizem que o homem já afirmou ser diagnosticado com esquizofrenia. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber se a Semadur já foi acionada sobre os frequentes descartes de lixou ou, se equipe da SAS foi solicitada para averiguar as necessidades do morador.

Sobre o lixo, a Prefeitura respondeu em nota que o morador precisa ser flagrado no momento do ato. Neste caso, a orientação é que os moradores entrem em contato com a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153.

Quando acionada, a Guarda conduzirá o caso à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde as providências poderão ser tomadas. Sobre a possível intervenção da SAS, não houve apontamento.

Acumulador da Rua Planalto

O que os moradores da Vila Piratininga têm encarado assemelha-se ao que vizinhos de José Fernandes da Silva, de 54 anos, conhecido como o ‘acumulador da Rua Planalto’, viveram por anos. O homem foi preso em agosto de 2024 por bloquear as ruas com pilhas de lixo ao redor da casa onde morava.

José Fernandes deixou a prisão após quatro meses, mas não pode voltar para casa. Ele está sob cuidados de um sobrinho e vai passar por análise de sanidade mental em janeiro. Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Uma vizinha que é moradora há 35 anos na região afirma que a situação da família é muito triste. “Eles estão doentes, precisando de ajuda psicológica. Filhas e esposa se sentindo abandonadas e ele sempre foi a pessoa que prestou assistência necessária à família”, disse ela ao destacar que a casa está limpa e organizada.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.