Pular para o conteúdo
Cotidiano

Empreendedores aproveitam Carnaval para reforçar a renda com vendas para os foliões

Dezenas de vendedores foram cadastrados para atender a população que participa da festa
Liana Feitosa, Daniel Catuver -
Dona Neide vendendo na Esplanada (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Enquanto famílias e foliões aproveitam o Carnaval para se divertir, muitas pessoas aproveitam o período festivo para conseguir reforçar o orçamento familiar e obter uma renda. 

Na Esplanada Ferroviária, no espaço onde acontece o Carnaval de rua de , dezenas de vendedores foram cadastrados pela Prefeitura, e sorteados, para atender a população que participa da festa.

Um desses empreendedores é a Neide Rosa, que está vendendo geladão. Ela comemora a movimentação na Esplanada e dá crédito ao calorão.

“(O movimento) Está bom, está ótimo! O calor está ajudando também, né?! E o pessoal vem e a gente está vendendo bem, graças a Deus”, compartilha.

Ela contabiliza mais de 300 geladões vendidos desde sexta-feira, e a expectativa é vender muito mais. “Tem que trabalhar a noite inteira pra dar conta do outro dia”, afirma.

Cidinha na Esplanada (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mas assim como o calor ajuda nas vendas de geladão, ele também desafia a “sobrevivência” do produto. “A gente coloca umas térmicas dentro das caixas (de isopor) para segurar o resfriamento”, explica Neide.

Para matar a fome

Já Maria Aparecida Martins, conhecida como Cidinha, está garantindo a “sustança” dos foliões. Na Esplanada, ela vende pão com linguiça para garantir que o público não fique com fome..

Ela conta que na sexta-feira (28) o movimento foi um pouco complicado, mas no sábado (1º) foi um sucesso.

“A gente ficou bem entusiasmado porque teve muita gente mesmo. Eu nunca vi aqui em Campo Grande um local com tanta gente no mesmo lugar. Ontem (1º), nenhum microempreendedor saiu daqui sem vender alguma coisa. A gente espera que o restante do Carnaval seja igual também”, comemora.

Vendedores irregulares

No entanto, a presença de vendedores não cadastrados e sorteados pela Prefeitura para comercializar no espaço destinado ao Carnaval de rua de Campo Grande, gerou desconfortos, tanto em Cidinha, como na vendedora Vera Espíndola.  

Vendas no Carnaval (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

“Tem muita gente invadindo esse espaço, competindo de maneira ilegal com a gente. Quando chegam pessoas de fora que não respeitam isso, é complicado”, lamenta Vera.

Para Cidinha, faltou fiscalização em alguns momentos para evitar esse tipo de situação. Apesar disso, todos concordam que a festa é democrática e bonita.

Ambiente familiar

“É uma galera animada, vem crianças e jovens se divertindo sadiamente. Pelo menos neste espaço aqui a gente não viu nada de anormal, nem briga, nem nada, não teve nenhum descontentamento”, relata Cidinha.

“A gente espera que o restante do Carnaval seja igual também. E venham se divertir aqui porque a gente está esperando vocês. E, assim, é um lugar pra família, é um lugar alegre, pra criança, pra cultivar a cultura do nosso país que é muito bonita e muita rica”, completa.

Confira a programação de Carnaval em Campo Grande:

Domingo (2)

  • Neste domingo, quem puxa o Carnaval de rua é o bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária

Segunda-feira (3)

  • Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, na Rua Dr. Temístocles, das 14h às 00h
  • Bloco Cia. Barra da Saia –  da Orla Morena, das 15h às 23h. 
  • Desfiles – Escolas de samba entram no sambódromo na Praça do Papa a partir das 19h 

Terça-feira (4)

  • Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h
  • Desfile das Escolas de Samba – Praça do , das 19h às 00h

8 de março (sábado)

  • Bloco Quebra Ossos – Esplanada Ferroviária / Rua General Melo, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, das 16h às 23h
  • Bloco Eita! – Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 14h às 23h
  • Bloco Forrozeiros – Esplanada Ferroviária / Rua Dr. Temístocles, das 18h às 22h

9 de março (domingo)

  • Bloco Techno na Rua – Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 13h às 21h
Família aproveitando o Carnaval (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em meio a situação de emergência, prefeita vai a SP em busca de soluções para saúde

Doe cobertor e ganhe lanche: Festival do Hambúrguer lança campanha solidária em Campo Grande

Você viu a Melissa? família oferece recompensa de R$ 500 para quem encontrar Shih Tzu

‘Não servem para serem doados’, diz delegado sobre os 1,6 mil tênis apreendidos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Polícia pede interdição judicial de bar conceituado no Jardim dos Estados em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

‘Isso é MS’: Homem tenta laçar cavalos soltos na principal avenida do Rita Vieira

A cena chamou atenção dos condutores e moradores da região

Trânsito

Amigos e familiares se reúnem em oração por motociclista em estado grave após acidente

Jovem sofreu acidente no último fim de semana e está na UTI da Santa Casa

Esportes

Sul-mato-grossense Fernando Rufino avança para duas finais na Copa do Mundo de Canoagem

Competição é realizada na Polônia até domingo (23). Sete brasileiros avançaram para disputas finais

Cotidiano

Com morte de idosa de Anastácio, Mato Grosso do Sul soma 34 óbitos por Covid-19

Em MS, 2.627 casos de Covid-19 foram confirmados em 2025