Em tempos de altas temperaturas, preço do protetor solar gera debate na internet

“É absurdo o protetor solar mais barato na farmácia custar R$ 50″, disse comentarista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor
Calor intenso (Foto: arquivo Midiamax)

Verão, altas temperaturas, sol escaldante. Essa combinação gera o cenário ideal para lesões de pele causadas pelo sol, inclusive o câncer, e exige muita proteção. Recentemente, esse assunto gerou debate na internet: usar protetor solar é questão de saúde pública.    

Em tom descontraído, Belle Suarez, comentarista de futebol e esportes olímpicos, desabafou na rede social X (antigo Twitter) sobre o preço desse produto, que deveria ser mais acessível. “É absurdo o protetor solar mais barato na farmácia custar R$ 50. Vocês já viram o sol que tá fazendo ‘nessa bagaça’?”

A publicação “bombou” e foi curtida por mais de 92 mil pessoas e teve ainda 12 mil compartilhamentos. Entre os comentários, dezenas de pessoas concordando com a postagem, sugerindo soluções para driblar o alto preço dos protetores solares e até pontuando que o produto deveria ser ofertado à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A médica dermatologista Thaís Bello Di Giacomo explica que a pele humana “é como se fosse a película do celular, a linha de frente recebendo os impactos.” 

Assim, os raios ultravioletas agem na pele, a camada externa do nosso corpo, provocando efeitos nocivos como a oxidação da pele e mutações que podem gerar o câncer de pele. Para combater tudo isso, a principal estratégia é usar protetor solar. 

Tipos de protetor solar

Segundo a médica, filtro fator 15 bloqueia 93% dos raios UVB, o raio ultravioleta mais agressivo. Já o filtro 30, por exemplo, bloqueia 97% desses raios e, o filtro 50, fornece mais de 98% de proteção.

“Mas, mais importante que essa diferença na quantidade de raios UVB bloqueados, um filtro mais alto traz a vantagem de proteger dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento da pele e pela piora do tipo de câncer mais agressivo, o melanoma”, completa a médica.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Lotofácil independência