Não se assuste se agentes de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) baterem a sua porta, nos próximos dias. Equipes vão percorrer 3,3 mil casas em 55 municípios de Mato Grosso do Sul, para saber sobre os hábitos de consumo das famílias.
É a POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), que, diferente do Censo, é realizada por amostragem. Até o dia 3 de abril, foram visitados 1.221 domicílios de Mato Grosso do Sul, com entrevistas realizadas em 877 deles.
Se solicitado, o morador vai preencher uma caderneta de anotações com os bens consumidos e serviços utilizados, além de informações nutricionais. A pesquisa procura entender, em detalhes, como são direcionados os gastos de cada família, incluindo despesas mensais, anuais, corriqueiras (como mercados semanais) e esporádicas.
O grande diferencial na edição 2025/25 é a pergunta sobre gastos com apostas online, permitindo que a população possa conhecer o impacto destes gastos no orçamento das famílias.
Agentes identificados
Os agentes do IBGE estarão identificados com o crachá funcional. O informante poderá confirmar se a pessoa é um servidor do IBGE através do telefone 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br, informando o CPF, RG ou matrícula do entrevistador.
As informações coletadas com as famílias são tratadas em sigilo. Devem ser utilizadas apenas para fins estatísticos, conforme prevê a Lei no 5.534, de 1968. Em contrapartida, a mesma lei deixa claro que é obrigação de toda pessoa brasileira o fornecimento de informações às pesquisas do IBGE, sob pena de multa.
Além disso, pesquisa do IBGE é importante para entender a estrutura econômica das famílias. Os dados devem ser usados na tomada de decisão em políticas públicas, por exemplo. Também ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias e a desenvolver estratégias para promover o bem-estar da população.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.