Diante do aumento de casos de Influenza em Campo Grande, a procura pela vacina contra a gripe tem crescido significativamente. No CRS (Centro de Referência em Saúde) do bairro Tiradentes, foram aplicadas quase mil doses da vacina entre o sábado (17) e o início da manhã desta segunda-feira (19). Campo Grande soma 43 mortes por influenza em 2025.
A unidade, que oferece pronto atendimento infantil, esteve aberta durante todo o final de semana, o que facilitou o acesso da população. Na manhã desta segunda, o movimento era tranquilo e a vacinação ocorria de forma rápida. Aline Prestes, gestante, aproveitou para atualizar todo o calendário vacinal.
Já João Dalmo da Silva, que está com a perna quebrada, decidiu se vacinar contra a gripe agora, pois não havia conseguido ir antes. Conforme a equipe da unidade, é comum que as pessoas aproveitem a visita para colocar em dia outras vacinas.
Letalidade preocupa

Os dados reforçam a importância da imunização. Campo Grande registra uma das maiores taxas de letalidade por Influenza do Estado, com 277 casos confirmados (sendo 260 por Influenza A e 3 por Influenza B), 39 evoluíram para óbito, o que representa uma taxa de aproximadamente 14,83%.
Além disso, segundo boletim da CIEVS (Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), divulgado na última sexta-feira (16), o município já soma 116 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2025 e outros três seguem em investigação.
Desse total, 43 decorreram de Influenza, 10 por Covid-19, 9 por vírus sincicial respiratório, 4 por rinovírus, 3 por outros vírus e 44 não tiveram agente causador especificado.
Embora a maioria dos casos ocorra em crianças, a letalidade é maior entre idosos com 70 anos ou mais. Campo Grande contabiliza ainda 1.441 notificações de SRAG, com 821 casos confirmados, 198 em investigação e 422 sem agente etiológico identificado.
Vacina liberada para toda a população

Diante da gravidade do cenário, a Secretaria Estadual de Saúde ampliou o público-alvo e liberou a vacinação contra a gripe para toda a população de Mato Grosso do Sul. Pessoas a partir de 6 meses podem ser vacinadas em qualquer unidade de saúde.
Em todo o Estado, mais de 410 mil doses já foram aplicadas. Além disso, Campo Grande declarou emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI neonatal e pediátrica.
A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra três cepas de vírus da gripe. São elas, a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.