Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cinco municípios do sul do Estado disputam implantação de curso de Medicina

Propostas habilitadas são para os municípios de Mundo Novo, Angélica, Sete Quedas, Amambai e Dourados
Osvaldo Sato -
Apenas uma proposta e município serão selecionados (Foto: Arquivo, Midiamax)

O MEC (Ministério da Educação) divulgou no dia 31 de janeiro os resultados da primeira etapa do para implantação de cursos de Medicina em diversas regiões do Brasil, incluindo a região sul do estado de . Durante essa fase, foram avaliadas a análise documental e a capacidade econômico-financeira das propostas apresentadas pelas mantenedoras.

Sete instituições seguem na disputa para abrir cursos de Medicina na região denominada ‘Regional de Dourados’. As propostas habilitadas são para os seguintes municípios: e Angélica (duas propostas cada); , Amambai e Dourados, com uma proposta. Apenas uma proposta e município serão selecionados ao final do certame.

Esses municípios foram selecionados com base no Edital nº 01/2023, que faz parte do Programa Mais Médicos, criado para expandir a formação de médicos em áreas do país com maior carência desses profissionais. O MEC agora passará para a fase de análise de mérito das propostas, que está prevista para ser concluída até o dia 28 de março. O julgamento final das propostas será realizado até 30 de maio deste ano.

Sete propostas seguem na disputa pela oportunidade de implantar um curso de medicina. Entre as instituições participantes, destacam-se grupos como a Unigran, Cesumar, Ulbra, Sociedade de Educação Ritter dos Reis, Instituto de Ensino Superior do Piauí, Sociedade Educacional Ideal e Telos Educacional.

A análise do MEC vai além da capacidade econômico-financeira das mantenedoras. Na próxima fase, será verificado o mérito das propostas, com ênfase na experiência regulatória das instituições de ensino, como a infraestrutura disponível para atender as necessidades do curso.

O processo de seleção é parte de um esforço do para ampliar a oferta de cursos de Medicina em áreas mais remotas do Brasil. Em 2023, foram anunciadas 5,7 mil novas vagas em novos cursos de Medicina.

O resultado final do processo seletivo deverá ocorrer até o final de maio, quando será definida qual instituição será habilitada na região.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias