Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casa de Direitos LGBTQIA+ MS tem nova reunião de grupo de trabalho

Projeto visa criar espaço de referência para atendimento especializado à população LGBTQIA+
Evelin Cáceres -
Reunião do grupo de trabalho (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

A Secretaria de Estado da Cidadania deu mais um passo para a criação da Casa de Direitos LGBTQIA+ em . Na segunda-feira (14), o GT (Grupo de Trabalho) responsável pelo projeto realizou sua segunda reunião, reforçando o compromisso de oferecer um espaço de atendimento humanizado e integrado à população LGBTQIA+.

O GT foi formado por meio de uma resolução normativa em maio deste ano e reúne representantes de secretarias estaduais, municipais, instituições e do Conselho Estadual LGBTQIA+. A proposta é fortalecer o Centro Estadual de Cidadania (CEC LGBT+), que já existe em , transformando-o em uma casa de referência com serviços como orientação jurídica, apoio psicossocial e encaminhamento a redes de direitos.

“Vamos fazer a Casa de Direitos. Precisamos unir esforços para construir uma política pública que nunca foi feita no Estado”, afirmou a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, durante a abertura da reunião. Ela destacou a importância de combater a violência contra a população LGBTQIA+ e afirmou que o grupo está comprometido com a causa.

O secretário-adjunto da Cidadania, José Francisco Sarmento, ressaltou que o projeto vai além de uma estrutura física. “Será uma expansão inédita do atendimento. Queremos algo sólido, que vire política de Estado, não apenas de governo”, explicou.

A superintendente de Planejamento, Luciana Zanela, lembrou que a discussão sobre a Casa começou em 2023 e ganhou força com a criação da Secretaria da Cidadania. “Precisamos mapear como cada pasta atende essa população para alinhar diretrizes e fortalecer a política”, disse.

O subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+, Vagner Campos, reforçou que a Casa será um espaço de escuta, respeito e garantia de direitos.

Também participaram da reunião representantes do Ministério Público, , Secretaria de Saúde, Assistência Social e outras pastas. A promotora de , Paula Volpe, destacou a importância da troca de experiências: “É na diversidade que nós crescemos”.

O defensor público da União, Silvio Grotto, afirmou que o GT avançou na estratégia de criação da Casa e elogiou a condução do processo pela Secretaria. “Em breve entregaremos à sociedade o nosso objetivo principal”, concluiu.

A expectativa é que a Casa de Direitos LGBTQIA+ consolide um atendimento mais digno e integrado, reduzindo as vulnerabilidades dessa população no Estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano