Cartilha traz forma para reduzir resíduos de construção civil em MS

1ª sessão ordinária do Conselho Municipal da Cidade nesta quarta-feira (19), em Campo Grande, vai apresentar uma cartilha de boas práticas para manejo e destinação de resíduos de obra.
O objetivo é reduzir a geração de resíduos de construção civil em Mato Grosso do Sul, com o uso de agregadores reciclados nas obras. Assim, diminuirá a exploração de recursos naturais e aumentará a vida útil dos aterros de construção civil.
Conforme os estudos técnicos e laboratoriais, desenvolvidos por equipe da Faculdade de Engenharia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em uma das etapas do Eco Ciclo junto à unidade recicladora de resíduos de construção civil, os agregados produzidos na reciclagem podem, se ocorrer uma adequada triagem, ostentar padrão de qualidade e quantidade para alguns usos nas obras.
Justamente por isso, a cartilha que será apresentada pretende orientar os responsáveis técnicos das obras sobre como fazer de modo correto a triagem dos resíduos nelas gerados.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A execução do Eco Ciclo depende da colaboração de diversos setores, incluindo Governo, empresas de construção, recicladoras, instituições de pesquisa e a sociedade civil.
O público-alvo do encontro, que acontece às 18h, no auditório da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) são engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil.
O material detalha como reaproveitar os resíduos, oferece dicas sobre a produção de agregados reciclados, explica como acessar os selos de certificação ambiental, aborda o gerenciamento de resíduos na obra e orienta sobre a destinação correta dos materiais, entre outros tópicos.
A iniciativa faz parte do Banco Nacional de Projetos, do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Além do MPMS, estão envolvidos na execução do Eco Ciclo: UFMS (Universidade Federal de MS), Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), Planurb, Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!