Pular para o conteúdo
Cotidiano

Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul

Conforme o decreto, o desconto vale para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado
Schimene Weber -
Vale em todo o MS: Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul (Reprodução, Governo do MS)

dá mais um passo importante em sua política de inclusão social ao garantir benefícios fiscais para pessoas com deficiência, com a publicação do Decreto n.º 16.562/2025. A medida, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, oferece um desconto de 60% no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para cidadãos com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down e autismo.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A grande novidade é a possibilidade de substituir o tradicional laudo médico pela Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), um documento inovador criado para facilitar o acesso a direitos de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Facilidade e acessibilidade para as famílias com TEA

Desde o lançamento da Ciptea em abril do ano passado, a Sead (Secretaria de Estado de e dos ) já emitiu mais de 2.000 carteirinhas, proporcionando às famílias de pessoas com TEA um documento que garante não apenas acesso a serviços e benefícios, mas também maior visibilidade sobre as necessidades das pessoas com o transtorno.

Agora, com o novo decreto, famílias de menores de 18 anos com TEA podem utilizar a Ciptea para solicitar o desconto no IPVA, sem a necessidade de um laudo médico. O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assina a medida, que simplifica o processo e facilita a vida de muitas famílias. “Essa medida reforça nosso compromisso com a inclusão e a garantia de direitos para todos os cidadãos, promovendo mais dignidade e autonomia aos nossos cidadãos com deficiência e transtornos do espectro autista”, afirmou o governador.

Desconto no IPVA: como funciona?

O benefício do desconto de 60% no IPVA é concedido para um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não seja habilitado. A medida também traz mais um avanço significativo: a dispensa da renovação anual para casos de deficiência permanente.

O processo para solicitar o desconto foi simplificado e pode ser feito completamente online, sem a necessidade de deslocamento. A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) disponibiliza o portal e-Fazenda, onde o solicitante deve acessar o módulo e-SAP e fornecer a documentação necessária. Entre os documentos exigidos estão a Ciptea ou o laudo médico, além do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). O processo não envolve cobrança de taxa estadual, o que torna o benefício ainda mais acessível.

Política de inclusão social em expansão

O Decreto n.º 16.562/2025 é mais um passo do Governo de Mato Grosso do Sul na direção de uma sociedade mais inclusiva, oferecendo oportunidades e direitos para pessoas com deficiência. O incentivo à acessibilidade e a simplificação de processos têm sido um foco constante da administração estadual, com diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à promoção da cidadania plena para todos os cidadãos.

Com a Ciptea, pessoas com autismo ganham um instrumento valioso que vai além da documentação, funcionando também como um identificador importante para a inclusão nos diversos ambientes sociais.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados